Produções do curso de Comunicação e Multimeios integram festival internacional

Obras de estudantes e ex-alunos serão exibidas no Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin)

por Redação | 06/05/2024
Divulgação

Estudantes e ex-alunos do curso de Comunicação e Multimeios participam, neste início de maio, do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin). O evento internacional é dedicado ao segmento audiovisual e tem como objetivo fomentar a difusão, a interculturalidade, a inclusão social e o intercâmbio cultural entre os países de língua portuguesa.

Para a 15ª edição do FESTin, foram selecionados dez filmes exibidos ao longo dos últimos cinco anos no Festival de Filmes Científicos (FeFiCi), evento co-organizado pela PUC-SP, Unicamp e Unifesp, por meio do Laboratório de Imagem Científica (grupo de pesquisa cadastrado no CNPq).. Entre eles, estão as produções de Letícia Wexell, Artur Marques Dias e Bruno Ruiz, realizadas durante a graduação na PUC-SP. Elas serão exibidas nos dias 7/5 e 9/5, às 16h (horário Brasil) e 20h (horário Portugal).

Clique aqui para saber mais sobre o FESTin e conhecer a programação completa.

Segundo a profa. Jane de Almeida, docente do curso de Comunicação e Multimeios e coordenadora do Cineclube Arlindo Machado (CAM), “a proposta é que a parceria entre o FeFiCi e o FESTin fortaleça a colaboração e o intercâmbio cultural, consolidando-se como uma plataforma essencial para a criação de redes de cooperação entre os países da lusofonia”.

A edição brasileira do VI FeFiCi será realizada este ano no CAM (PUC-SP) e na Unicamp, 12 a 14/11. Clique aqui e saiba mais sobre o festival.

Produções e autores da PUC-SP

Letícia Wexell
Graduada em Comunicação e Multimeios

Produção: Plague Inc e o Cinema Científico: Uma análise das imagens dos games

Sinopse: Os videogames devem muito ao cinema, e o cinema deve muito à ciência. Os filmes científicos e suas lentes foram a base necessária para que o cinema acontecesse, quando as lentes de microscópios e telescópios eram mais famosas que as de câmeras. De uma ponta da história a outra, comparamos se as imagens criadas por um jogo se assemelham às imagens visualizáveis nas lentes da ciência.

“O FESTin é um festival de suma importância para o cinema independente nacional. Ter filmes do FeFiCi e do Cinema Científico nele evidencia a importância de filmes que mostrem um pouco do universo audiovisual científico para um público amplo. Acredito que a história do cinema científico é a base para o que temos hoje enquanto cinema, e conhecer essa história é amar o nosso audiovisual!”

Artur Marques Dias
Graduado em Comunicação e Multimeios

Produção: Memórias depois da Lama

Sinopse: Qual o impacto das memórias na vida humana? Com este questionamento, Memória Depois da Lama busca nos desastres-crime de Mariana e Brumadinho indícios do que a lembrança pode significar individual e coletivamente em contextos traumáticos.

“Participar de um evento como o FESTin é uma enorme felicidade! Estar em um festival internacional é um passo importante para nós que estamos iniciando em carreiras audiovisuais, não apenas como um reconhecimento pelo trabalho realizado, mas especialmente por ser uma oportunidade de nos conectarmos com outras obras e artistas que temos pouco ou nenhum contato. A pluralidade do festival permite essa troca e é muito gratificante fazer parte dessa nova conexão entre FeFiCi e FESTin”.

Bruno Ruiz
Aluno do sétimo semestre de Comunicação e Multimeios

Produção: Vale do Ribeira

Sinopse: O documentário faz uma breve apresentação da fauna e flora do restante de mata atlântica ainda presente no Brasil. Hoje, restam apenas 24% da floresta que existia originalmente, sendo que apenas 12,4% são florestas maduras e bem preservadas. Esse filme é uma oportunidade de se registrar um pouco dos elementos desse ecossistema e discutir sua importância.

"A presença da língua portuguesa representa uma história comum a todos esses países e, ao mesmo tempo, contextualizada por culturas completamente diferentes. Ter meu trabalho presente em um festival que possibilite essa interação através da língua em comum, mas ao mesmo tempo explore a linguagem audiovisual única de cada país é uma honra enorme! Essa troca cultural com países de língua portuguesa pelo mundo todo, possibilita também um fortalecimento da nosso cinema nacional como um todo, chamando atenção para produções brasileiras, sobre a realidade brasileira, expandindo nossa rede de trabalhos e de influência no mundo".