Profa. Flavia Piovesan é premiada pelo Ministério de Desenvolvimento Econômico e Cooperação da Alemanha

Docente é fundadora e membra da Ius Constitutionale Commune Network na América Latina (ICCAL)

por Redação | 03/07/2023

A profa. Flávia Piovesan (Direito) foi premiada, no dia 29/6, pelo Ministério de Desenvolvimento Econômico e Cooperação da Alemanha. A homenagem foi entregue pelo prof. Schlögl, presidente da Fundação Humboldt e pela dra. Ariane Hildebrandt, diretora geral, em Berlim.

Em nota, a Fundação Humboldt afirma que a docente é reconhecida internacionalmente pelo trabalho focado nos desafios jurídicos e sociais contemporâneos. Com seu trabalho analítico, ela apresentou importantes contribuições, particularmente no campo dos direitos humanos.

A profa. Flávia comenta que recebeu o prêmio da Humboldt Foundation - instituição de excelência científica na Alemanha e no mundo - com muita alegria, gratidão e emoção. "É um reconhecimento da comunidade científica de minha contribuição à ciência jurídica, com destaque à original contribuição no campo dos direitos humanos. Mas sobretudo recebo o prêmio como um reconhecimento a uma vida dedicada a causa dos direitos humanos, tanto no plano acadêmico, como no plano existencial. Enfatizo ter recebido o prêmio na qualidade de professora da nossa PUC-SP.  A premiação também é reconhecimento do quão visionária foi a Universidade ao introduzir imeditamente Direitos Humanos como disciplina obrigatória do curso de Direito, em 1994. É nesse momento que inicio a docência, pesquisas e estudos de doutorado e posteriormente pós-doutorado dedicado aos Direitos Humanos, em Harvard, Oxford e no Max Planck Institute for Comparative Public Law and International Law. Minha linha de investigação está atualmente concentrada no estudo do Sistema Interamericano de Direitos Humanos e seu impacto transformador, visando ao fortalecimento da proteção dos direitos humanos, da Democracia e do Estado de Direito no Brasil e na região", complementa.