PUC-SP na Mídia: PT sugere substituição de homenagem a Erasmo Dias por Nadir Kfouri, ex-reitora da Universidade

Projeto foi apresentado por deputados na Assembleia Legislativa de São Paulo

por Redação | 03/07/2023

O jornal Folha de S.Paulo divulgou a reportagem PT apresenta projeto para anular homenagem da gestão Tarcísio a Erasmo Dias.

Deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) apresentaram um projeto para revogar a lei promulgada pelo governo do Estado de São Paulo - que homenageia o coronel Erasmo Dias. O objetivo é substituir pelo nome da profa. Nadir Gouvêa Kfouri, reitora da Universidade na época da invasão comandada pelo militar. Os parlamentares também enviaram representação ao Ministério Público de São Paulo pedindo a inconstitucionalidade da lei.

A lei dá o nome de "Deputado Erasmo Dias" a um trecho de um viaduto em Paraguaçu Paulista, cidade natal do homenageado. O coronel ficou conhecido após comandar uma invasão na Universidade em 22 de setembro de 1977, quando alguns estudantes faziam um ato público na frente do Teatro da Universidade Católica (TUCA). Cerca de 800 alunos foram detidos, 25 ficaram feridos e 3 gravemente feridos.

Na ocasião, Nadir Kfouri, primeira mulher reitora de uma universidade no país, confrontou os militares e se recusou a apertar a mão do coronel Erasmo Dias com a justificativa de que não apertaria a mão de assassinos.

Em conjunto com professores, alunos e funcionários da PUC-SP, a Comissão Arns de Direito Humanos enviou ofício ao governo solicitando a anulação da homenagem.

Clique aqui para ler a reportagem completa.

Clique aqui para ler a nota de repúdio da Universidade.

Clique aqui para ver a reportagem com a PUC-SP.

Clique aqui para ver o posicionamento do ministro Celso de Mello.