PUC-SP na Mídia: SP1 dá destaque à manifestação de repúdio da Universidade sobre homenagem ao coronel Erasmo Dias

Participação do prof. Márcio Alves da Fonseca, pró-reitor de Pós-Graduação

por Redação | 30/06/2023

O prof. Márcio Alves da Fonseca, pró-reitor de Pós-Graduação, participou da reportagem Entidades criticam homenagem em viaduto a coronel da Ditadura Militar que invadiu a PUC-SP em 1977, divulgada pelo jornal SP1, da TV Globo.

Um Projeto de Lei, de 28 de junho de 2023, dá a denominação de "Deputado Erasmo Dias" a um viaduto, localizado em Paraguaçu Paulista, cidade natal do homenageado.

Erasmo Dias ficou conhecido por comandar a invasão da Universidade, em 22 de setembro de 1977, na última grande operação do regime militar contra o movimento estudantil. Na ocasião, os alunos faziam um ato público pela reorganização da União Nacional dos Estudantes (UNE), na frente do Teatro da Universidade Católica (TUCA), quando as tropas militares invadiram e atacaram os discentes. Mais de  800 pessoas foram detidas, dessas, 92 foram fichadas no antigo DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), 25 ficaram feridas e três gravemente feridas. 

A Universidade emitiu uma nota de repúdio ao Governo do Estado, clique aqui para ler. 

O PL foi apresentado pelo deputado Frederico D'Avila (PL), e promulgado pelo vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth (PSD), no exercício de governador. 

Clique aqui e assista a reportagem.

 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.