Professores e pesquisadores recebem prêmio na Indonésia

Grupo de docentes e doutoranda da FCET apresentou melhor paper em Jacarta

por Thaís Polato | 13/09/2018

Neste dia 13/9, três professores da PUC-SP e uma doutoranda receberam o prêmio de melhor trabalho apresentado na International Conference on Games, Games Art e Gamefication, que está sendo realizada em Jacarta, na Indonésia. Os autores do paper são Diogo Cortiz (coordenador do curso de Design), Newton Calegari (professor do mesmo curso), Fabia Oliveira (doutoranda do Pós em Tecnologia e Design Digital - Tidd) e Daniel Gatti (Diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia).

"Sabíamos que nosso trabalho tinha muita qualidade e apresentava resultados interessantes. O que mais gostamos nele é que se trata não apenas de um artigo, mas de um projeto que entrega um valor real para a sociedade, por facilitar o aprendizado de uma tecnologia emergente para pessoas sem background técnico. De qualquer forma, foi surpreendente receber o prêmio porque os asiáticos estão com pesquisas de altíssima qualidade e fomos campeões na casa deles!", comemora Cortiz, que está em Jacarta e apresentou o paper hoje (foto acima).

A conferência discute a área de design e games e o trabalho levado pelo grupo da PUC-SP foi Game Design for Blockchain learning. Trata-se de um jogo desenvolvido em parceria entre a Universidade e o Centro de Estudos sobre Tecnologia Web (Ceweb.br), com o objetivo de facilitar o entendimento da Blockchain, a tecnologia que está por trás do Bitcoin. “Ela tem potencial para revolucionar diversos segmentos como o healthcare e a educação, por seu modelo distribuído de processamento. Não é uma tecnologia fácil de ser entendida, mas muito importante, por isso desenvolvemos o jogo, para facilitar a compreensão dos conceitos básicos, especialmente para pessoas não técnicas”, explica Cortiz.

O artigo descreve todo o game design (projeto do jogo) e apresenta os resultados de uma pesquisa que o grupo fez com jogadores que o utilizaram. O levantamento mapeou como a iniciativa ajudou no aprendizado sobre Blockchain. O jogo foi usado na Escola de Governança da Internet, na PUC-SP e FGV, em cursos de graduação e pós-graduação.