Psicologia: Semana de Integração é diferencial do curso da PUC-SP

Edição de 2023 acontece entre os dias 6 e 8/11

por Redação | 25/10/2023

A Semana de Integração é mais um diferencial do curso de Psicologia da PUC-SP. O evento acontece entre os dias 6 e 8/11 no campus Monte Alegre e vai reunir diversas atividades como palestras, mesas de discussão, apresentação de projetos de iniciação cinentífica, sessão de cinema e apresentação musical.

A graduação em Psicologia é uma das mais tradicionais do país. Manteve a nota máxima de cinco estrelas no último ranking do Guia da Faculdade (Estadão e Quero Educação), divulgado agora em outubro de 2023.

Para o coordenador do curso, prof. Claudinei Afonso, a atividade possibilita importantes discussões, promove a participação dos alunos na organização e na proposta de temas para o evento. “A Semana de Integração tem como proposta ampliar a discussão sobre temas atuais e culturais que permeiam os interesses e vivências dos estudantes. Os alunos participam da organização e das decisões e escolhas de atividades e temas.”

O docente destaca ainda que o curso de Psicologia da PUC-SP é concebido e atualizado constantemente a fim de promover uma formação diversa e abrangente. “O curso é pensando, discutido e elaborado com representação de professores de todos os departamentos e de alunos. Ele parte de uma formação robusta em 5 anos de um curso integral, que se divide em várias disciplinas teóricas, teórico-prático, estágios, supervisões em grupos reduzidos, núcleos de pesquisa, monitorias, IC, Projeto PET, entre outras atividades, ou seja uma diversidade de perspectivas e experiências que se somam para ampliar a abrangência da atuação do profissional de Psicologia, na busca de responder à complexidade de demandas de uma sociedade diversa e desigual.”

A estudante do 2º semestre, Nina Marie Lopes Sidler, vê a atividade como uma chance para compreender as opções de atuação possíveis dentro da área. “A Semana de Integração é uma ótima oportunidade para compreender melhor as áreas de atuação possíveis dentro da Psicologia e também para entender a diversidade de abordagens e caminhos para o exercício da profissão. Assim, acredito que ela pode ter um impacto muito positivo na nossa formação, uma vez que nos permite a conexão com temas e pessoas que muitas vezes não temos acesso, dentro da grade do curso.”

Para o estudante Lucas Freitas, que neste ano criou o aplicativo "TeraFácil", sobre diferentes tipos de psicoterapia, a atividade além de ser um momento de reflexão sobre o curso, teve como destaque a participação efetiva dos estudantes na discussão da sua programação. “A Semana de integração tem a importância de servir como um momento de pensar o curso de Psicologia, na sua estruturação e suas temáticas. A participação dos alunos no evento, que se deu por meio da comissão de integração, permitiu a discussão de temas de interesse destes, assim como estratégias para um maior engajamento. Foi bom saber que houve uma abertura para ouvir nossas ideias e vozes. Além disso, algumas atividades organizadas por alunos é um reflexo de nossos interesses, e ver isso ganhando forma na PUC-SP e entrando em um evento oficial, reforça a possibilidade destes temas ganharem cada vez mais espaço na Instituição.

A diretora da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde (FACHS), profa. Patrícia Jundi Penha, ressalta que a Semana de Integração é também uma ferramenta relevante de aproximação entre professores e estudantes do curso. “Essa atividade constitui em importante oportunidade dos alunos e docentes dos diferentes períodos do curso interagirem em torno de temáticas contemporâneas que nem sempre são possíveis de serem abordadas nas disciplinas. Os representantes discentes integram a comissão organizadora, visando garantir que os interesses do corpo discente também sejam contemplados nessas atividades. Toda essa dinâmica de organização não só contribui com a atualização do curso, mas também fomenta a proatividade dos alunos em sua formação”.

Para saber mais sobre a Semana de Integração 2023, clique aqui e visite o perfil da atividade no Instagram.

Processo Seletivo 2024

O curso de Psicologia da PUC-SP está com inscrições abertas até o dia 14/11/23 para o processo seletivo. Clique aqui e saiba mais.

Confira abaixo a programação da Semana de Integração do 2º semestre de 2023: