Publicidade: conheça o trabalho da Agência PUC

Laboratório experimental do curso de Publicidade tem equipe de 15 estagiários e duas professoras na coordenação

por Thaís Polato | 13/12/2017

Há cerca de um mês, um grupo de estudantes circulava atento pelos campi atrás de informações, observando costumes, conversando com pessoas, sentindo o clima de cada uma das unidades da PUC-SP. A experiência era um misto de descoberta pessoal e desafio profissional. Pessoal porque lhes dava a chance de vivenciar a diversidade da PUC-SP em cada um de seus campi. Profissional porque era esta mesma diversidade o que lhes desafiava a criar uma campanha publicitária que atingisse a enorme gama de pessoas que circula pela universidade.

O grupo de estudantes era formado por estagiários da Agência PUC Comunicação, laboratório experimental do curso de Publicidade e Propaganda. A pesquisa que realizavam circulando pelos campi integra a elaboração de uma nova campanha contra o fumo na Universidade, em atenção à Lei 12.546/2011. O desafio foi proposto pela atual Reitoria e deve ser finalizado ainda este ano.

“Queremos ampliar nosso trabalho com a comunidade, com os diversos setores e, principalmente, com áreas ligadas à vida na PUC-SP, à cultura, às relações comunitárias, à saúde e ao bem-estar dentro dos campi. O projeto antifumo já é um primeiro trabalho nessa linha”, afirma a profa. Conceição Golobovante, que coordena a Agência PUC ao lado da profa. Missila Cardozo.

Além das docentes, a equipe conta com 15 estagiários, todos do curso de Publicidade. Como nas agências profissionais, está dividida em três grandes áreas: atendimento, planejamento e criação. Cada uma delas conta com um diretor-aluno. A área de atendimento é a que realiza o primeiro contato com o cliente. Ouve sua demanda, levanta informações sobre o produto, verifica em que prazo o trabalho deverá ser entregue e realiza o briefing para a equipe de planejamento. Esta será responsável por aprofundar as pesquisas sobre o cliente, trazer insights, traçar estratégias e realizar o plano de ação. Em seguida, é a vez da equipe de criação dar forma ao trabalho, sugerir soluções estéticas e textuais.

Entre os trabalhos mais recentes da equipe estão os novos logos do Pipeq, Pibic e Pipad; toda a identidade visual e o logo do #VCnaPUC, programa de aproximação da Universidade com estudantes e escolas de ensino médio; e diversos slogans para o Vestibular de Verão 2018, além de outros. “Nosso viés não é comercial, é tudo experimental, mas valendo”, afirma Conceição.

Os estudantes que participam da Agência PUC salientam positivamente a integração entre as três grandes áreas da Agência. “Há um contato muito próximo entre as equipes, o que dá uma visão integral do funcionamento e nos prepara bem para o mercado de trabalho”, afirma a estudante Andressa Souza. Seu colega Franco Tellini concorda. “A harmonia e a integração entre as áreas da agência nos enriquecem a vida, a experiência universitária e profissional, e o próprio resultado do trabalho que produzimos na agência. Além disso, nossa vivência na Universidade se aprofunda ao trabalharmos no laboratório experimental e se torna também muito importante para a experiência de criar campanhas”, ressalta o aluno.

O primeiro contato dos estudantes de Publicidade e Propaganda com a Agência PUC se dá logo no início da vida universitária, com o evento de apresentação chamado “Welcome Bixo”. Em 2017, ele contou com atrações voltadas para a área de Publicidade e Comunicação e apresentou a Agência PUC e a Atlética de Comunicação aos novos alunos da universidade.

Até agora, a Agência só realiza trabalhos para clientes internos da Universidade, como setores e a própria Reitoria. Em 2018, pretende abrir seu leque de atuação para fora, buscando clientes do entorno do campus Monte Alegre. Além disso, há a possibilidade de abrir o campo de estágio para estudantes de outros cursos. “As agências profissionais são formadas cada vez mais por profissionais de diversas áreas. Trazer a interdisciplinaridade para nosso grupo também poderá ser muito interessante”, afirma a profa. Conceição.

Agência PUC Comunicação
Rua Ministro Godói, 967 – Perdizes