PUC-SP e Instituto Arte no Dique realizam o evento Dique da Cidadania

Atividade aconteceu na maior favela de palafitas do Brasil e marcou o Dia dos Direitos Humanos

por Redação | 21/12/2021

No último dia 10/12, a PUC-SP e o Instituto Arte no Dique realizaram o evento Dique da Cidadania, na sede do local, em Santos (litoral de São Paulo).

Leia a seguir o relato da profa. Maria Conceição Golobovante, professora da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes (Faficla) e coordenadora do evento.

“A previsão era de chuva e tempestade, mas o que vimos foi um lindo dia de sol a iluminar o encontro inédito entre representantes da PUC-SP, do instituto Arte no Dique, do Poder Público Municipal (Gabinete da Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde), da Escola Estadual Francisco Meira, e de entidades da sociedade civil, como a Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC-BS), as ONGs Flor do México e Fórum da Cidadania de Santos, além de vários moradores das comunidades do Dique da Vila Gilda, Caminho da Divisa, Vila Margarida e México 70.

era ideia do evento, que foi financiado pelo Pipext / PUC-SP (Plano de Incentivo à Extensão) e pelo Instituto Arte no Dique. O objetivo foi viabilizar um ‘tempo-espaço’ para o diálogo entre esses diferentes atores para que eles pudessem discutir e trocar experiências sobre saúde mental e da família, economias inclusivas, educação e comunicação populares (na linha do Pacto Educativo Global), com os convidados, os médicos Caio Vasconcelos, Roberta Pinheiro, e os educadores Renato Prado, Luiz Alonso, Rosi Victal e Maria Conceição Golobovante, professora da Faficla e coordenadora do evento. Na abertura, houve a apresentação dos jovens do coletivo Querô de percussão, regido pelo maestro Cabeça. Em seguida, a abertura oficial foi realizada pelo presidente do instituto Arte no Dique, José Virgilio Leal, pelo prof. Pedro Aguerre, da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (PróCRC da PUC-SP), grande apoiadora do projeto, além de representantes do gabinete da Prefeitura e de Adilson Jr, presidente da Câmara Municipal de Santos.

Entre os presentes, foi consensual que a vocação educacional-cultural daquele território do instituto Arte no Dique e entorno, com a pandemia, abriu-se para incorporar também as questões relativas a saúde e a economia. Outro ponto forte foi a presença de atores sociais adjacentes ao Dique, que tem desafios similares. O objetivo de tornar o instituto um campus avançado da PUC-SP foi alcançado e corrobora o compromisso da nossa universidade com a doutrina social da igreja. Em um momento histórico em que os Direitos Humanos estão sob tanta ameaça, notou-se nas falas dos presentes que é necessário priorizar dois segmentos da sociedade nas iniciativas cidadãs a serem implantadas: jovens e mulheres. A presença dos estudantes que fazem parte do Grêmio Estudantil da EE Francisco Meira também foi importante para a renovação da discussão e das propostas de exercício da cidadania.

O evento foi aberto apenas para convidados, que girou em torno de 60 pessoas e foi totalmente filmado pela TV PUC. Em breve, o vídeo com a memória do evento estará disponível.”

Veja fotos do evento: