PUC-SP inaugura, neste sábado, exposição no Memorial da Resistência: garanta seu ingresso

Mostra acontece no dia 9/3, às 11h, no Memorial da Resistência

por Redação | 08/03/2024

A mostra Resistências na PUC-SP, será inaugurada no dia 9/3, às 11h, no Memorial da Resistência. A exposição apresenta o papel da luta na Universidade diante do autoritarismo, da censura e da violência do Regime Militar.

A PUC-SP se tornou um importante espaço de luta em defesa da democracia durante o período, acolhendo artistas, intelectuais, professores e alunos expulsos de outras instituições. A exposição integra o projeto Ocupações Memorial, que articula diálogos transdisciplinares sobre a memória dos períodos autoritários no país e suas reverberações no presente.

As histórias serão apresentadas em cinco eixos ao longo da exposição: Invasão da PUC-SP e a resistência à ditadura; Docentes, artistas e intelectuais acolhidos pela PUC-SP; Comissão da Verdade da PUC-SP Reitora Nadir Gouvêa Kfouri; Arte e resistência no TUCA; e A defesa radical da democracia.

A mostra terá duração de 12 meses, encerrando no mês de março de 2025.

Atenção: Os ingressos são limitados e gratuitos, clique aqui e garanta sua vaga.

Sobre o Memorial da Resistência

O Memorial da Resistência de São Paulo é o maior museu de história dedicado à memória política das resistências e da luta pela democracia no Brasil, e tem como missão a valorização da cidadania, da pesquisa e da educação a partir de uma perspectiva plural e diversa sobre o passado, o presente e o futuro.

Aberto ao público em 2009, o museu é um lugar de memória dedicado a preservar a história do prédio onde operou entre 1940 e 1983 o Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops/SP), uma das polícias políticas mais truculentas da história do país.

Por meio de exposições temáticas de grande impacto social, ações educativas, atividades para pessoas com deficiência e programações culturais gratuitas, o museu se consolidou como referência em Educação em Direitos Humanos, promovendo o pensamento crítico e desenvolvendo atividades sobre Direitos Humanos, Repressão, Resistência e Patrimônio.

Local: Memorial da Resistência de São Paulo, Largo General Osório, 66 – Santa Efigênia, São Paulo - SP

Clique aqui e saiba mais.