PUC-SP lança mural pela democracia: participe!

Comunidade interna e externa pode enviar declarações em favor da democracia, pelo e-mail imprensa@pucsp.br

por Redação | 24/01/2023

"No dia 8 de janeiro de 2022 o Brasil assistiu, estarrecido, ataques como nunca vistos à nossa democracia e suas instituições. A onda de violência que atingiu o Estado Democrático de Direito, arduamente conquistado pelo povo brasileiro, a depredação de seus símbolos, trouxe à tona toda a brutalidade que vem sendo cultivada e que tenta se passar por “direito de manifestação”. Não há direito de manifestação contra a democracia.

O cenário de destruição, quase de guerra, expressou o ódio sistematicamente incentivado nos últimos quatro anos pelo então governo Federal. Em alguma medida, todos sentimos a violência praticada pelos atos golpistas em nossos corpos, em nossa história e nossa memória coletivas. A devastação material será recomposta com o tempo. As cicatrizes da destruição de nosso patrimônio moral, ético, artístico e histórico ficarão para sempre em nossa memória.

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo convida cada membro de sua comunidade e todos os interessados da comunidade externa a enviar sua mensagem para este mural virtual para que, coletivamente, possamos expressar nossa indignação, nossos sentimentos e nosso propósito de permanente defesa da democracia, da paz e da tolerância.
Envie sua mensagem para o e-mail imprensa@pucsp.br, com nome completo e contato. Caso seja da comunidade interna, pedimos que indique a qual segmento da universidade pertence: estudante, docente, funcionário(a) administrativo(a).

 

♦ Reitoria
A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade que sempre se posicionou em defesa da Democracia, acompanha com indignação os atos antidemocráticos ocorridos em 08/01/2023, na capital federal, e repudia veementemente as ações de vandalismo ao patrimônio público, incitação à violência e tentativa de golpe, à institucionalidade brasileira e ao governo democraticamente eleito. Tais atos agrediram a Nação brasileira em seus valores maiores da Democracia, da Cidadania e dos Direitos Fundamentais. A Universidade espera o pronto restabelecimento da normalidade democrática e a ação das instituições de justiça para que envolvidos sejam devidamente responsabilizados. Qualquer ameaça à democracia é também uma ameaça ao povo. Mantemos nossa intransigente postura em defesa do estado brasileiro e suas instituições.

♦ Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
A Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes repudia veementemente os atos terroristas que atentaram contra os Três Poderes no domingo passado, dia 8 de janeiro de 2023, em uma expressa ameaça à democracia. Para além desse caráter contra o Estado de Direito, essas ações também se voltaram a destruir o patrimônio público, em um manifesto programa contra a arte e a cultura nacionais, dando continuidade ao discurso e ações do lastimável governo passado, dessa vez de maneira escatológica, irracional e contra a memória do país. Conclamamos os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário para que enfrentem essa situação com as medidas necessárias em cada esfera, garantindo que essas pessoas sejam punidas de forma exemplar, sem anistia, para que atos desse caráter jamais voltem a ocorrer. O exercício da democracia, tão fundamental para esta universidade, precisa ser consolidado cada vez mais e pretendemos, ao longo de 2023, estimular atividades que valorizem seu fortalecimento.

♦ Faculdade de Ciências Sociais
A Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP, perplexa como a maioria esmagadora dos(as) brasileiros(as) que adotam a democracia política e social como a forma de governo que melhor contempla as diversidades,a resolução pacíficados conflitos e os valores da cidadania, repudia veementemente os atos terroristas e fascistas ocorridos domingo nas sedes dos três poderes do Estado em Brasília. Em consequência,apoia enfaticamente a célere investigação e as severas punições aos terroristas (planejadores, financiadores, apoiadores, acobertadores eexecutores), ancoradas na Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito e em outras leis que defendem a democracia no país. Não se pode "tolerar os intolerantes"! Ditadura nunca mais!

♦ Faculdade de Educação
A Faculdade de Educação da PUC SP manifesta sua indignação, tristeza e revolta frente o ataque antidemocrático de vandalismo e depredação do valioso e inestimável patrimônio público ocorrido na capital federal no último dia 8/01/2023. Com o objetivo de depredar e atentar contra os Três Poderes da República, esse contingente de comportamento terrorista, preparou por meses essa ação, motivados pelo ódio e o desrespeito a Constituição e ao Estado Democrático de Direito. Um movimento golpista organizado, apoiado inclusive por autoridades políticas e militares e financiados por empresários antidemocráticos. Um movimento danoso para a sociedade brasileira em todos os sentidos. A Faculdade de Educação, assim como todos(as) democratas, exige a punição severa dos(as) responsáveis e se une a todos e todas que nesse momento se levantam em defesa da Democracia , Cidadania e dos Direitos Fundamentais do Povo Brasileiro.

♦ Faculdade de Estudos Interdisciplinares
A Faculdade de Estudos Interdisciplinares da PUC-SP manifesta sua mais profunda indignação em relação aos ataques violentos perpetrados no último dia 08 de janeiro de 2023 contra o conjunto de prédios dos poderes executivo, legislativo e judiciário, bem como ao patrimônio público de posse do poder nacional. A democracia brasileira, ainda nova, sob a perspectiva histórica, deve ser defendida e aperfeiçoada para que o futuro nos reserve um país de igualdade e justiça social. Democracia sempre !

♦ Faculdade de Direito
A Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sempre defensora do Estado Democrático de Direito, não poderia se omitir diante das atrocidades que vimos no dia 8/1. Os violentos ataques aos Poderes constituídos da nação devem ser reprimidos e punidos, para que a mensagem institucional de respeito à nossa ordem constitucional seja claramente compreendida por todos os brasileiros e brasileiras. Uma eleição legítima não pode ser contestada por meio de atos criminosos. Atos golpistas, verdadeiros atentados contra a Constituição, devem merecer pronta resposta dos poderes constituídos. Nossa Constituição cidadã já atingiu a maioridade, está com 34 anos. Vida longa à Constituição! Vida longa à Democracia Brasileira!

♦ Programa de Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
As professoras e os professores do Programa de Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, da PUC-SP, vêm, por meio desta, manifestar sua indignação pelos atos terroristas perpetrados por aqueles que não são capazes de conviver democraticamente e buscam instalar a barbárie em nossa sociedade. Invadir o Palácio do Planalto, sede do governo de um presidente democraticamente eleito, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, cometer atos, extremamente sérios, de depredação e desrespeito pelos três poderes que sustentam a República são indefensáveis. Aqueles que, de qualquer forma contribuíram para o que ocorreu em 8 de janeiro, gestado ao longo de vários meses, têm que ser responsabilizados.  Viemos de uma experiência relativamente recente de uma ditadura em nosso país, que deixou marcas e lembranças amargas, e não toleraremos que um grupo alucinado de apoiadores de um presidente desprezível, do qual acabamos de nos livrar por meios democráticos, tente implantar a barbárie  em nosso meio. Democracia sempre!

♦ Programa de Pós em Psicologia Social
O Programa de Psicologia Social da PUC-SP e todos os seus núcleos de pesquisa (relacionados abaixo) repudiam veementemente os atos terroristas e golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília, contra o patrimônio público e as instituições democráticas do Brasil. E alinham-se com a população brasileira na convocação e apoio à ação imediata e enérgica das autoridades públicas em defesa da democracia e na punição dos criminosos. Núcleo de estudos e pesquisas sobre práticas discursivas no cotidiano: direitos, riscos e saúde (NUPRAD) / Núcleo História da Psicologia (NEHPSI) / Núcleo Identidade-Metamorfose (NEPIM) / Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Sexualidades, Feminismos, Gênero e Diferenças (NIP) / Núcleo Processos de Exclusão/Inclusão Social (NEXIN) / Núcleo Psicanálise e Sociedade (NUPS) / Núcleo Psicologia Política e Movimentos Sociais (NUPMOS)
Núcleo Trabalho e Ação Social (NUTAS); Núcleo Políticas Públicas e Desigualdade Social – NUPPDES.

♦ Programas de Pós-Graduação em Educação
Os Programas de Pós-Graduação em Educação da PUC-SP (História, Política e Sociedade; Psicologia da Educação; Currículo; e Formação de Formadores) vêm a público manifestar seu veemente repúdio aos atos de vandalismo, terrorismo, fascismo e golpismo, ocorridos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília, os quais atentaram contra a Democracia e a ordem Constitucional. Apoiaremos todas as medidas políticas, jurídicas e administrativas do governo federal em prol de investigar, identificar e punir exemplarmente os agentes, organizadores e financiadores dessa violência contra a Nação e seu Povo. Vida longa à Democracia Brasileira!

♦ Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
O PPG em Ciências Sociais da PUC-SP repudia veementemente os atos terroristas e golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023 em Brasília, que atacaram as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Trata- se de uma agressão ao Estado democrático de direito e suas instituições. A depredação de bens públicos, do patrimônio histórico e cultural do país é uma agressão ao povo brasileiro. É necessário agilidade na investigação e punição dos organizadores, financiadores e apoiadores de mais uma tentativa de golpe à democracia brasileira.

♦ Curso de graduação em Ciências Sociais
O curso de Ciências Sociais repudia veementemente os atos terroristas e golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023 em Brasília, que atacaram as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Consideramos que foi um ataque ao Estado democrático de direito e suas instituições. A depredação de bens públicos, do patrimônio histórico e cultural do país é uma agressão ao povo brasileiro. É fundamental que haja agilidade nas investigações e punição dos organizadores, financiadores e participantes de mais uma tentativa de golpe à democracia brasileira.

♦ Apropuc
A APROPUC-SP - Associação dos Professores da PUC-SP - vem se juntar ao ANDES, SINPRO e outras forças democráticas da nação, em apoio à democracia e ao governo democraticamente eleito de Luis Inácio Lula da Silva, repudiando veementemente toda e qualquer tentativa golpista de atos terroristas desestabilizadores do Estado Democrático de Direito. A APROPUC-SP se pronuncia contra a Anistia desses terroristas e pugna pela apuração, investigação e punição de todos os envolvidos em atos de terrorismo, fake news e vandalismo nacional.

♦ Afapuc
A AFAPUC – Associação dos Funcionários Administrativos da FUNDASP/PUC-SP - vem a público manifestar seu veemente repúdio aos atos terroristas contra o Estado Democrático de Direito, ocorridos em 08/01/2023, na sede dos Três Poderes do nosso País. Vivemos num país democrático onde a divergência de opiniões é a base para sua construção, contudo, a Nação Brasileira não aceita manifestações que atentem contra o Estado Democrático de Direito. Manifestações (ou atos) que fazem uso da violência com a depredação do patrimônio público, como as que foram praticadas por grupos
extremistas. Temos plena convicção de que o Brasil e a justiça brasileira possuem todos os recursos para apurar os fatos, identificar os participantes diretos e indiretos e, principalmente, os financiadores desse vergonhoso movimento fascista para aplicar as punições no rigor da lei. Isto é o que esperam a AFAPUC e toda a nação brasileira!

♦ Associação de Pós-Graduandos
A Associação de Pós-Graduandos da PUC São Paulo (APG PUC-SP) se posiciona frontalmente contra os atos terroristas antidemocráticos cometidos dia 08 de janeiro em Brasília, e contra os ataques aos prédios públicos que abrigam e simbolizam cada um dos Poderes desta nação. É inaceitável a destruição do patrimônio público e de patrimônio artístico, pois vandalismo não é forma legítima de manifestação, sendo que criminosos, financiadores e incitadores devem ser imediatamente punidos. Chegamos até este ponto crítico na política em nosso país justamente porque deixamos de afastar, de tornar inelegível, e de criminalizar um deputado quando fez falas fascistas. Devemos ter firmeza agora, ser intolerantes  com quem ataca a democracia: não deve haver anistia a criminosos. Não há qualquer possibilidade de conciliação com quem desrespeita a democracia. Nos ladeamos ao  movimento estudantil, à sociedade civil e às Instituições em defesa do Estado Democrático de Direito, em defesa da Democracia, hoje e sempre! Estado Democrático de Direito sempre! Democracia sempre! 

♦ Centro Acadêmico 22 de Agosto
Que possamos sempre lutar por uma PUC-SP e por um Brasil democráticos, populares e inovadores. Ou a democracia é para todos ou ela não é para ninguém. Sem retrocessos e sem anistia: regimes democráticos são também de responsabilidade. Viva a rosa do povo brasileiro! Viva Paulo Freire! Viva Nadir Kfouri! Viva Dom Paulo Evaristo Arns! Viva Brizola! Não se cala a consicência de um povo.

♦ Centro Acadêmico de Ciências Sociais (CACS)
O Centro Acadêmico de Ciências Sociais da PUC-SP (CACS) repudia veementemente os atos terroristas e golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023 em Brasília que atacaram as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Trata-se não só de uma agressão ao Estado democrático de Direito e suas instituições, mas, também, de uma clara demonstração de desprezo para com a nossa democracia, conquistada a duras penas. A depredação de bens públicos, do patrimônio histórico e cultural do país é uma agressão ao próprio povo brasileiro e tudo o que nós representamos. É necessário agilidade e seriedade na investigação e punição dos organizadores, financiadores e apoiadores de mais uma tentativa de golpe à democracia brasileira. No mais, o CACS ressalta que presta solidariedade ao nosso presidente Lula, a todos os membros do governo, ao STF em nome da presidenta Rosa Weber e ao Congresso Nacional, bem como se coloca - como tradicionalmente sempre se colocou - sempre à disposição para estar na linha de frente na luta em defesa da nossa tão valiosa democracia.

♦ Centro Acadêmico de Relações Internacionais (CARI)
Os acontecimentos de 8 de janeiro deixam claro que não há espaço pra conciliação com a extrema direita. Desde que perderam as eleições, bolsonaristas e a extrema direita vem agitando uma ruptura institucional antidemocrática. Não podemos aceitar que ocorram eventos como os de domingo. Precisamos de uma reposta qur demonstre que somos maioria e não aceitamos atos antidemocráticos e anistia. Sem anistia, prisão já!!!

♦ Grupo de Pesquisa Lerte – Literatura, Religião e Teologia
O Grupo de Pesquisa Lerte – Literatura, Religião e Teologia – quer aqui manifestar seu repúdio e indignação diante dos atos terroristas acontecidos em Brasília no domingo 08/01/2023, que atentaram, violentamente, contra a dignidade do povo brasileiro. Não foram atingidos simplesmente prédios e patrimônio, mas a vontade do povo expressa de maneira clara e contundente nas urnas. Atentados contra a democracia são atentados contra a vontade do povo brasileiro, e não se pode permitir que fatos como esses assumam ares de normalização. Somos contra a barbárie e contra a violência, afirmamos a necessidade de se defender o estado democrático de direito e, por isso, reafirmamos nosso engajamento em favor da democracia. Temos confiança de que as instituições nacionais saberão identificar e punir, de forma justa, os responsáveis por aqueles atos e não permitirão que a democracia brasileira seja questionada ou vilipendiada. Somos todos pela democracia: democracia sempre!

♦ Inanna  – Grupo de Pesquisa de Teorias de Gênero, Sexualidades e Diferenças da PUC-SP
A democracia é uma via de mão dupla que não se dá pela imposição da vontade um grupo sobre o outro, mas pela disputa de convergências e divergência em torno do bem comum, pela criação de narrativas que nos devolvam a cidadania tão aviltada nos últimos anos. Os atos praticados em 08 de janeiro, no Distrito Federal, por fascistas devem ser repelidos pelas instituições do país para que a história recente de ruptura de direitos e cidadania não se repita. A democracia é e deve ser sempre a melhor saída para que uma sociedade consolide princípios de respeito as diferenças e a justiça social. 

♦ Henrique Taranto Jóia, aluno da Faculdade de Direito
A democracia brasileira é jovem. Sua juventude vem acompanhada dos mesmos espíritos da juventude brasileira: resistência, vitalidade e diversidade. Ataques golpistas ao Estado Democrático de Direito falharam e fazem com que a democracia brasileira desponte fortalecida. Cabe a todos os brasileiros e brasileiras, em especial aos estudantes de Direito, a defesa da nossa Constituição Federal e do Estado de Direito, patrimônio impenhorável do Povo. Democracia hoje e sempre!

♦ Carmem Carril, jornalista, escritora, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP
O que aconteceu no último dia 8 de janeiro é um dos ataques à democracia de nosso País nunca antes visto.  Criminosos, terroristas, são os que cometeram atos violentos depredando o patrimônio público, se insurgindo contra o estado democrático de direito, assim como os que os financiaram, treinaram, e os que atuaram de forma leniente. É da maior relevância o debate político, o posicionamento contra a barbárie, o repúdio, ou corremos o risco de nos tornar coniventes. Sairemos mais fortes!

♦ Lais Stephany, ex-aluna de Administração
Eu gostaria de deixar a seguinte reflexão! A democracia é bela e doce, porém sensível, qualquer movimento bruto, pode rompê-la, a sua única proteção, é a força conjunta do um povo esclarecido! Protejam a história e a democracia resistirá!

♦ Leonardo Guarda Laterza, ex-aluno de Especialização em Direito Tributário
O dia 08 de janeiro de 2022, infelizmente, passará para a História nacional como o "dia da infâmia", o dia em que as ações golpistas e terroristas de pessoas que não sabem o que seja cidadania macularam Brasília e o Brasil. No entanto, investidos da mais legítima boa-fé e espírito republicano, os democratas, verdadeiros cidadãos no sentido grego do termo, não podem permitir que tamanho opróbrio passe ao largo e fira de morte a Nação. Que o episódio sirva de alerta, principalmente, àqueles que pregam a conciliação, tão nefasta no desenrolar dos acontecimentos históricos, cujos exemplos passados deram condições para que regimes totalitários e pouco afeitos ao culta das artes e da civilização pudessem prosperar sob o cadáver dos inocentes, Devemos permanecer vigilantes e, dada a agressão sofrida, impingir o remédio amargo que reside na severidade do texto legal, fazendo com que os responsáveis, seja a que título for, paguem por suas ações ou omissões, na exata medida de sua ignomínia. Viva a Democracia, viva o Direito, viva a Liberdade, viva a Cidadania legada a nós pelos gregos. Viva o Brasil!!!

♦ Daniela Galli - ex aluna graduação e pós graduação em Fonoaudiologia
Sem anistia pra terrorista, criminoso, golpista. Punição exemplar a todos!

♦ Lisandre Bettoni Garavazo, advogada formada pela PUC-SP, turma de 1991
O Estado Democrático de Direito é inegociável. Ingressei na faculdade de Direito no ano de 1987 e vi nascer a Constituição Cidadã e assistir um terrorista violando, ainda que uma réplica da versão original, foi como uma facada no peito. Não aceitaremos nenhuma tentativa espúria de usurpação dos direitos e garantias constitucionais conquistados com tanta luta. Sem anistia para golpistas!

♦ Alessandra Negrão Elias Martins, advogada, mestre em Gerontologia pela PUC-SP
Democracia é uma flor delicada que deve ser cuidada diariamente por todos nós. Na minha adolescência acompanhei o nosso país unido pela força de uma juventude solicitando pelas "Diretas já". Em 1988, quando ingressei no Curso de Direito era um ano histórico da promulgação da Constituição Federal de 1988, cidadã em sua essência, defensora dos direitos fundamentais e garantidora do estado democrático de direito. No estudo do processo do envelhecimento a Gerontologia nos convida ao olhar reflexivo para o tempo e para as diversas gerações. A Democracia faz parte da história de cada um de nós. Viva a Democracia! Viva o nosso País! Viva a Vida!

♦ Marcelly Tatiani da Silva, ex-aluna de graduação e pós-graduação (Especialização) e ex funcionária da PUC-SP
Não podemos fechar nossos olhos para os atos antidemocráticos de uma parte da burguesia brasileira, parte essa que não está nem aí para os direitos humanos e para a democracia do País. Não se preocupam com as pessoas alheias que sobrevivem à fome, à miséria, à discriminação, ao preconceito etc. Impactantes as cenas de terrorismo que aconteceram em Brasilia, sendo que no domingo que antecedeu esses atos indisculpáveis aconteceu uma posse humanizada, onde o Povo brasileiro se sentiu representado e orgulhoso por viver em um país democrático. Sou a favor da democracia e a todas as manifestações democráticas, pois a democracia paira sobre o respeito às demais opiniões e todas as pessoas que fazem parte da diversidade brasileira. Por isso encontro-me horrorizada e enojada por tudo o que aconteceu no dia 8 de janeiro.

♦ Ricardo Glasenapp, ex-aluno de mestrado e doutorado da PUC-SP
Como ex-aluno do mestrado e doutorado em Direito da PUC-SP venho manifestar-me no Mural pela Democracia no sentido de dizer que "o Estado Democrático de Direito é inegociável".

♦ Bárbara Utsumi Rodrigues Cardoso, ex-aluna de graduação em pedagogia e pós-graduação em psicopedagogia da PUC-SP
Sigamos a diante com a democracia, nem mais um passo atrás. 

 

 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.