PUC-SP recebe homenagem em solenidade na Câmara Municipal de São Paulo

Sessenta anos de luta pela democracia: Quando penso no futuro, não esqueço meu passado

por Cláudio Oliveira | 09/04/2024

A PUC-SP foi uma das homenageadas em evento, na Câmara Municipal de São Paulo, que celebrou a resistência da democracia no Brasil. A Universidade foi representada pelo prof. Amailton Azevedo, assessor da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias, que participou da mesa de honra. “Estou aqui em nome da magnífica reitora, profª Maria Amalia Andery, e gostaria de agradecer o convite, a lembrança e a homenagem. Talvez o Manoel (vereador e organizador do evento) tenha nos convidado por saber que nossa Universidade sempre procurou se envolver com os grandes temas do Brasil. Lembrando prof. Darcy Ribeiro, 'Sou um homem que assumo e tenho lado, este lado é o da democracia, o lado do povo, o lado dos excluídos, dos sem terras, o lado dos sem tetos'” discursou o docente.

O vereador Manoel Del Rio, do Partido dos Trabalhadores (PT), foi o proponente da solenidade "Sessenta anos de luta pela democracia: Quando penso no futuro, não esqueço meu passado", que homenageou e entregou placas de reconhecimento a 13 entidades nacionais que tiveram relevância na luta por democracia e defesa dos direitos humanos no Brasil, nos períodos de ditadura e pós-ditadura.

Del Rio falou sobe a importância da Universidade na luta em defesa da democracia ao longos dos últimos 60 anos. “A PUC-SP foi fundamental à luta pela democracia a partir de 1964, sempre se posicionando e colaborando com os movimentos pró-democracia. Além de ter passagens históricas, como a Invasão em 1977, por isso não poderia estar de fora de uma homenagem, como a que esta sendo feita hoje nesta casa”, afirmou Manoel Del Rio.

Ao final das falas dos representantes das entidades homenageadas, houve a entrega de placas comemorativas.

Clique aqui e assista matéria produzida pela TV Câmara, sobre o evento.