PUC-SP sedia lançamento da Carta da Conferência dos movimentos negros do Afropresença sobre educação e trabalho

Documento é resultado da Conferência dos movimentos negros realizada no âmbito do evento "Afropresença: empregabilidade de jovens negras e negros universitárias(os)", realizado em 2021

por Redação | 22/11/2022

Por profª Mônica de Melo e profº Pedro Aguerre (Pró-CRC)

Em sintonia com as atividades da "Semana da consciência Negra - 10 Anos da Lei de Cotas no Brasil: Caminhos para o Enegrecimento da PUC-SP", a ser realizada nos dias 23 e 25/11, a Pro Reitoria de Cultura e Relações comunitárias (Pró-CRC) promove, às 16h, do dia 23/11, na sala P-65, o lançamento da Carta da Conferência dos Movimentos Negros sobre educação e trabalho

A Carta é o resultado da Conferência dos movimentos negros realizada no âmbito do evento Afropresença: empregabilidade de jovens negras e negros universitárias(os), em setembro de 2021, e será encaminhada ao Sistema ONU e ao Congresso Nacional, visando incidir na discussão pública sobre a continuidade e aprimoramento da Lei de Cotas e demais mecanismos e instrumentos institucionais de promoção da equidade nos âmbitos da educação e o trabalho.

O Afropresença é uma iniciativa do MPT – Ministério Público do Trabalho (https://afropresenca.com.br/) , que realiza o evento com a colaboração de coordenações acadêmica, que a PUC-SP integra, dos movimentos negros, das empresas de RH e dos organismos internacionais. A coordenação dos Movimentos Negros do Afropresença reúne MNU, Uneafro, Unegro, Educafro e Geledés.

Esta ação contou com a parceria do Curso de Letras: Tradução Inglês/Português-Bacharelado da PUC-SP, por meio  das estudantes Julia Stolear Kilimnick e Rita Barbiellini Sáfadi. Elas cursam as disciplinas “Língua Inglesa: Direitos Humanos e Narrativas” ministrada pela professora Vera Cabrera Duarte e “Tradução de textos de Ciencias Humanas e Direitos Humanos”, ministrada pela profa. Victoria  Claire Weischtord. As docentes coordenaram o processo pedagógico de preparação da tradução da Carta. No evento as alunas oferecerão aos participantes outros materiais traduzidos relativos ao desafio do respeito integral aos direitos humanos.