Reitoria toma posse para gestão 2024-2028
Cerimônia oficial foi realizada dia 29/11
A equipe da Reitoria que estará à frente da gestão da PUC-SP no quadriênio 2024-2028 tomou posse na manhã deste dia 29/11. A comunidade prestigiou o evento, que teve início na capela da PUC-SP e depois seguiu ao Tuca.
Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar de São Paulo e Vigário Episcopal do Vicariato para a Educação e a Universidade da Arquidiocese de São Paulo, deu a posse aos profs. Vidal Serrano Nunes Júnior (reitor), Carla Reis Longhi (vice-reitora), e aos pró-reitores Flavio Mesquita Saraiva (Graduação), Antonio José Romera Valverde (Pós-Graduação), Paulo Sérgio Feuz (Educação Continuada), Myrt Tania de Souza Cruz (Cultura e Relações Comunitárias) e Monica Muniz Pinto de Carvalho (Planejamento e Avaliação Acadêmicos).
Dom Carlos representou o Grão-Chanceler, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, que está em recuperação de uma cirurgia.
“A PUC-SP tem um grande prestígio no mundo universitário do nosso país e isso para a Igreja é muito importante. Agradecemos e esperamos que esta influência positiva continue a brilhar com a nova equipe de Reitoria que hoje toma posse. Faço votos que o novo reitor e a nova vice-reitora recebam de Deus o reconhecimento pelo seu esforço e façam render os talentos que hoje lhe são confiados”, afirmou Dom Carlos, na capela, onde os profs. Vidal e Carla fizeram sua profissão de fé e seus juramentos.
Celebração no Tuca
A cerimônia de posse oficial da nova gestão, no Tuca, também foi presidida por Dom Carlos. Além dos integrantes da nova gestão da PUC-SP, participaram da cerimônia a reitora Maria Amalia Andery e a vice-reitora Angela Lessa, que deixaram o cargo no último dia 26/11. Na plateia, docentes, funcionários e estudantes dos três campi prestigiaram a celebração, além de autoridades, amigos e familiares. Durante a cerimônia, um grupo do movimento estudantil da PUC-SP também leu uma carta pública, com reivindicações à Universidade.
Após assinarem o termo de posse, os novos gestores também falaram à comunidade. “Estou na PUC-SP há 40 anos e este é um momento muito especial para mim. Neste tempo, desde que entrei como estudante, sempre fui muito feliz nessa Universidade, da qual agora terei a honra de ser reitor. Poderei devolver a esta Instituição o muito que ela me deu”, afirmou o prof. Vidal, emocionado.
“Neste momento de inflexão, reafirmamos nosso compromisso com uma instituição que seja efetivamente diversa e acolhedora, além de inovadora. Hoje começamos a construir juntos novos sentidos de excelência e de convívio social”, afirmou a vice-reitora Carla.
Maria Amalia agradeceu a todas as pessoas que durante os oito anos em que esteve como reitora a ajudaram a construir a Universidade e ressaltou também as principais ações de sua gestão, tanto acadêmicas quanto sociais. Citando Guimarães Rosa, a docente terminou seu discurso, afirmando: “Empresto as palavras de um dos autores que mais conhecem a alma humana para dizer que toda saudade é uma espécie de velhice. Saio dessa cerimônia mais velha do que entrei, não pelo tempo dessa fala, mas pelas saudades que só tem a aumentar”.
A profa. Maria Amalia foi homenageada com flores durante o evento, além da desembargadora Monica de Almeida Magalhães Serrano e da sra. Maria Eugênia Oliveira Manus, esposas, respectivamente, dos profs. Vidal e Pedro Paulo Teixeira Manus (ex-vice reitor, falecido em 2021).
Assista a seguir à íntegra da Celebração da Palavra na capela e da cerimônia de posse no Tuca