Solidariedade: alunas do Colégio Santo Américo doam cestas básicas para assistidos da Derdic

Estudantes realizaram a entrega 50 kits

por Bete Andrade | 03/09/2021

A Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (Derdic), unidade mantida pela Fundação São Paulo e vinculada academicamente à PUC-SP, recebeu, na quarta-feira (1º/9), um grupo de estudantes do 8º ano do ensino fundamental do Colégio Santo Américo (Zona Sul de São Paulo), que realizaram a entrega de cestas básicas para um grupo de 50 alunos da Derdic.

A iniciativa fez parte de atividades desenvolvidas pelas alunas para a um projeto Interdisciplinar do colégio, com o tema "A fome". As estudantes Chiara de Albuquerque Grillo, Clara Baglioni, Clara Frazão Carvalho, Manoela Villela e Marina Amaral Maccaferri participaram de todas as fases do projeto. Inicialmente, criaram uma vaquinha virtual que foi compartilhada no perfil "Prato tamanho família", no Instagram, e com o dinheiro obtido compraram as cestas básicas. Num segundo momento, entraram em contato com a Derdic para a realização da parceria. “No Colégio Santo Américo temos uma disciplina em que trabalhamos diversos temas a cada semestre, neste momento o tema foi a fome. Queríamos fazer alguma coisa para tentar ajudar, então criamos uma conta no Instagram e na bio colocamos o link para uma vaquinha virtual. Com o dinheiro arrecadado, compramos os alimentos que estamos entregando hoje”, explicou Manoela.

A ideia inicial era que a doação fosse entregue para uma família da área rural, mas devido a problemas de logística as estudantes optaram por realizar a ação na área urbana. “A parceria com a Derdic nos possibilitou entregar as cestas diretamente às famílias. A instituição nos passou o contato das pessoas. Ligamos e combinamos a entrega. Hoje estamos aqui realizando essa ação. O contato com essas famílias está sendo muito importante para nós. É muito bom ver a felicidade no rosto das pessoas”, enfatiza Chiara.

Para Ana Guilhermina, mãe da Clara Baglioni, a iniciativa do projeto é motivo de muita alegria e orgulho. “A realização dessa tarefa poderia ter sido menos complexa, mas a vontade delas de ajudar foi muito maior. Foi importante elas entenderem todo o processo da doação, desde a arrecadação até a entrega, passando pela organização necessária e a procura pela instituição. Elas participarem da entrega foi muito especial”.

A ação ocorreu em uma das salas da Derdic e todos os participantes seguiram as recomendações das autoridades sanitárias. Foi respeitado o distanciamento social e todos usaram máscaras.

Para Beatriz Novaes, superintendente da Derdic, a ação social que o Colégio Santo Américo realizou, além de ser importante para as estudantes, foi de grande relevância à Divisão. “Receber o contato das alunas foi uma grata surpresa. Tenho uma grande admiração pelo modo como o colégio propôs esse projeto, que foi estruturado com objetivos acadêmicos e teve desdobramentos sociais. As jovens tiveram a oportunidade de arquitetar o plano de trabalho, desde a realização dos primeiros contatos via telefone com as famílias até a interação direta na entrega das cestas. Tenho certeza que isso sensibilizou as alunas para a realidade de muitas famílias, que com ou sem pandemia passam por muitas necessidades. No grupo que recebeu a doação temos famílias de alunos do IESP (Instituto Educacional São Paulo) e do programa de empregabilidade, que reúne jovens surdos que estão participando de programas de capacitação. Para essas pessoas, receber uma cesta básica nesse momento faz muita diferença. Essas famílias passam por muitas dificuldades, inclusive com a questão da tecnologia e do ensino remoto, muitas vezes gastaram o que nem tinham para conseguir participar das aulas online. Para a Derdic a iniciativa foi muito importante”.

Contemplada pelo projeto, Margarete Aparecida do Nascimento, mãe do Miguel, aluno da Derdic, foi uma das primeiras a comparecer para retirar a cesta básica. “Essa doação vai me ajudar muito e a todas as famílias que vão receber também. As coisas estão difíceis, toda ajuda é muito bem-vinda. Que Deus abençoe essa iniciativa. Estou muito grata.”

O participante do Projeto Aprendiz da Derdic, Vitor Alex Gustavo Moreira, também compareceu para fazer a retirada. “Essa iniciativa é importante. Por cauda da pandemia a situação está critica. Estou muito grato pela doação.”

A atividade contou ainda com a presença da procuradora da Fundasp, Ana Paula de Albuquerque Grillo, que também é mãe da estudante Chiara. “Em nome da Fundação São Paulo, ficamos muito felizes de perceber que há em outras áreas do ensino pessoas que estão preocupadas com o que está acontecendo nesse momento tão difícil que estamos vivendo, especialmente por conta da pandemia. A escolha da fome como tema de um projeto dentro de uma disciplina foi crucial para essas alunas, e elas foram além do que foi proposto, que era um projeto teórico. As estudantes optaram por entrar em contato com uma realidade bem diferente da que vivem. A maior riqueza é elas vivenciarem essa experiência de se colocar no lugar dessas pessoas, e ver de perto como é difícil para muitos. Estou muito orgulhosa como mãe e como representante da Instituição. Acredito que, por meio de parcerias como essa, a Fundação São Paulo estreita seus laços com a sociedade.”

Na foto: Chiara de Albuquerque Grillo, Clara Baglioni, Clara Frazão Carvalho, Manoela Villela e Marina Amaral Maccaferri "dizem" em libras: " eu amo você "

Na foto: Estudantes do Colégio Santo Américo e dois beneficiários "dizem" em Libras: "eu amo você".