Sorocaba: FCMS recepciona pais de novos alunos da Medicina

Atividades destacaram a importância da integração entre a universidade, os alunos e suas famílias no desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes

por Redação | 06/02/2024
SZS Comunicação

Na manhã de sábado (3/2), a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) acolheu os pais dos ingressantes do curso de Medicina, inaugurando a tradicional Semana de Recepção.

A agenda inclui as boas-vindas oficiais pela Direção e Coordenação; uma imersiva visita ao Laboratório de Anatomia; palestra sobre práticas de suporte básico à vida, ministrada por profissional do Samu; além de uma aula magna com o prof. Ben-Hur Ferraz.

Atividades de cunho social, como a doação voluntária de sangue no Hemonúcleo e um café da manhã solidário, também fazem parte da programação, enfatizando o compromisso da instituição com a responsabilidade social. Clique aqui para acessar a programação completa da Semana de Recepção do curso de Medicina

Shelley Arruda Pinhal de Camargo, psicóloga da FCMS, abriu o evento e destacou a importância da integração entre a universidade, os alunos e suas famílias no desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes.

“A universidade é um recorte social e sofre impactos e influências diante de tantos desafios mundiais. Por isso, precisamos valorizar e comemorar as conquistas, bem como ter responsabilidade e clareza quanto às escolhas que vocês [alunos] fizeram”, disse.

Na sequência, o prof. Godofredo Campos Borges, diretor da FCMS, compartilhou um panorama histórico da PUC-SP, da faculdade e do Hospital Santa Lucinda e enfatizou a diversidade de oportunidades de aprendizado disponíveis aos alunos, incluindo campos de estágio prático, internato a partir do terceiro ano, metodologia de ensino, cursos de extensão e as 24 residências médicas.

Também falaram aos presentes a profa. Antonianna Furtado Cavalcante Vecina, vice-coordenadora do curso; a profa. Suzana Guimarães Moraes, coordenadora do primeiro eixo; e as entidades representativas dos alunos.

Opinião dos pais e novos alunos

O evento foi também um espaço para que os pais e os novos alunos compartilhassem suas expectativas e impressões.

Valeriana Marcela mora em Sorocaba com sua filha, Paula Marcela Scapol, de 18 anos. Ela expressou sua satisfação com a escolha da PUC-SP, destacando a metodologia de ensino como um diferencial.

“A abordagem PBL (Problem-Based Learning) e a proximidade com o ambiente hospitalar foram decisivos para a nossa escolha”, comentou, evidenciando a importância da prática e experiência real no processo educativo de Paula, que também foi aceita na PUC-Campinas.

Isabela Ferreti, de 18 anos, tinha a FCMS/PUC-SP como uma de suas prioridades. Ela e o pai, Geraldo Ferreti, residem em Campinas.

Ele partilhou do orgulho paterno ao ver a filha definir seu caminho profissional: “Vê-la fazer essa escolha de vida é profundamente gratificante”, disse, refletindo o sentimento de realização compartilhado por muitos pais no início da jornada acadêmica de seus filhos.

Luiz Eduardo Nunes Estrada e Egle Fenili Serra Estrada estavam ao lado de sua filha, Maria Eduarda Serra Estrada, celebrando sua admissão direta do Ensino Médio para a faculdade. “Estamos muito satisfeitos”, afirmou Egle, destacando o empenho e a dedicação da jovem. “Acredito que será uma grande mudança em nossas vidas, uma nova etapa.” Luiz Eduardo, que atua como anestesista, enfatizou a independência na escolha profissional da filha, reiterando a valorização da Medicina como campo de atuação.