Termina a 1ª Mostra PUC Reencontro 2022: veja como foi

Encerramento será celebrado no saguão da Biblioteca

por Redação | 20/10/2022

Por Pedro Aguerre e Emily Andrade (da ProCRC)

Após um mês em exibição no hall da biblioteca e em outros espaços da Universidade, a 1ª Mostra Puc-Reencontro 2022 chega ao fim neste dia 20/10, com uma celebração no Saguão da Biblioteca, às 18h.

Idealizada como uma das atividades da Recepção 2022, no retorno dos eventos presenciais, pela Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias, a proposta das coordenações dos cursos de Arte: História, Crítica e Curadoria e Comunicação e Multimeios - professores Priscila Arantes e Marcus Bastos - foi assumida pela Pró-CRC, que constituiu um grupo multidisciplinar, envolvendo diversos cursos, com participação docente, discente e de funcionários. As inscrições da Chamada de Trabalho tiveram início em maio, sendo prorrogadas até 15/07, e receberam mais de 20 trabalhos artísticos e manifestações culturais realizados por professores, funcionários/as, alunos/as e ex-alunos/as.

O evento de abertura contou com a presença da vice-reitora Angela Brambila C. T. Lessa, dos organizadores, artistas e, ainda, foi realizada a apresentação da performance do trabalho Hino Plurinacional do artista Dudu Tsuda.

Com obras, palestras e performances que problematizaram mas foram além do tema proposto – centenário da semana de arte moderna, bicentenário da independência e as encruzilhadas político-ambientais do ano de 2022 –, o evento que recebeu o título Mostra PUC-Reencontro 2022, reuniu trabalhos que exploram o corpo, questões político-sociais e as técnicas das linguagens artísticas.

Alunos e ex-alunos do curso de Comunicação das Artes do Corpo marcaram presença na Mostra, seja na performance, como nos trabalhos FLEX!, Não separe a arte da artista: ação para M.A e Um corte no externo: Saberes de um corpo autoimune, de Rogério Salatini, Leticia Diez e Joanna de Barros, respectivamente. No campo da videoarte, foi apresentado o trabalho em vídeo PROCURA de Beatriz Silveira Valle Torres. As obras exploraram as singularidades e particularidades das ações performáticas, trabalhando com tensões pessoais e coletivas.

Além das performances já mencionadas, tivemos ainda as apresentações de Gabriel Augusto com o trabalho O Tecelão, Dudu Tsuda e Marcus Basto no Tucarena, com a obra Incertezas: Caminhada, projeto que também esteve presente no Saguão da Biblioteca em um compilado de vídeo, junto a videoarte de Sonia Guggisberg, que leva o nome Re_Educação.

Vera Duarte, professora de língua inglesa, titular do departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia da PUCSP, desenvolveu uma ação interativa com alunos e público espontâneo para participar da atividade. Iniciando a presença das atividades interativas na Mostra, que ainda teve visita guiada, promovida pelo aluno Thiago Melo, do curso de Arte: História, Crítica e Curadoria e uma ação do projeto brincadas, da professora Fernanda Liberali.

A importância de eventos presenciais que estimulam as manifestações artísticas e culturais, como esta Mostra, possibilitou apresentar diversas linguagens artísticas, após dois anos de isolamento social, propiciando Reencontro e interação!! Consideramos sua realização um grande feito para toda a comunidade acadêmica! Em um ano de ímpar significação para o Brasil, a retomada das atividades culturais e políticas da universidade, a [re]ocupação dos espaços tem o significado do re-exisitir e da ressignificação da Universidade. A possibilidade do Reencontro, como nos mostra a Arte do tão saudoso Elifas Andreato - homenageado na Abertura da Mostra – e da presença dos ex-alunos na Mostra, além da comunidade de professores, funcionários e estudantes, indica caminhos a serem estimulados, com a PUC aberta à comunidade, não só um marco da Cidade, mas também um espaço relevante da cultura e das artes!! Que a arte nos inspire nas tarefas que nos esperam à frente!

Clique aqui para conferir os créditos de todas as fotos

Lista de artistas e trabalhos apresentados:

Beatriz Silveira Valle Torres — PROCURA, 8’34’’.

Carlos Eduardo Tsuda e Marcus Bastos —  Incertezas :: Caminhada, Performance

Daniela Fumes Boni e Fátima Barreira Costa Lima — ConVive,  8’35’’

Domingos Antonio e fotógrafo Hugo Sá — Projeto Travessia, Fotografias.

Franklin Valverde — CONCRETUDES: Uma síntese de 40 anos de poesia visual, Palestra.

Gabriel Augusto Prado de Oliveira — O Tecelão, Performance

José Carlos Buesso Junior — Medo do Escuro, Game

Juliana Brito — Índio Fardado, Palestra

Leticia Diez Alves — Não separe a arte da artista: ação para M.A,Performance.

Luciana Kool Modesto Sarra, Fernanda Coelho Liberali, Claudia Paes de Barros e Bianca Sgai Franco Medeiros — Ação do Projeto Brincadas

Manoel Canada — Pintura

SOBRE RESTOS HUMANOS – O EQUILIBRISTA (COMO TRABALHAR COM UMA PERNA), 115 X 180 CM , ÓLEO SOBRE TELA, 2017

SOBRE RESTOS HUMANOS – O PASTO URBANO (O NEGRINHO DO PASTOREIO), 115 X 180 CM , ÓLEO SOBRE TELA, 2017

SOBRE RESTOS HUMANOS – A LEITURA (O CONHECIMENTO DO TIO BARNABÉ), 115 X 180 CM , ÓLEO SOBRE TELA, 2017

Maria Victoria Bhi Abdalla,  Escultura

Rodrigo Guimarães Motta e Iara Mola — “A trajetória de um doutorado”, Palestra

Rogério Salatini de Almeida -FLEX!, Performance.

Sintya de Paula Jorge Motta — “Quarentena sem pijama: o poder das roupas sobre a autoimagem e a produtividade”, Palestra

Sonia Guggisberg —  RE_Educação, 2’03’’

Vera Cabrera Duarte — Série Touching e Ação Interativa - Touching: do it yourself, Pintura e Ação Interativa