"Terra em Transe": conversa biográfica sobre Florestan Fernandes

Assista também à integra dos programas já exibidos

por Redação | 11/09/2020

No próximo dia 16/9, às 18h30, vai ao ar mais um Terra em Transe, parceria do Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (GECI) com a TV PUC. A edição dessa semana tem como tema De Vicente à Florestan: uma conversa biográfica sobre Florestan Fernandes.

Em celebração ao centenário do nascimento do sociólogo Florestan Fernandes, o programa rece o seu filho, o jornalista Florestan Fernandes Jr, para falar sobre a trajetória de vida de seu pai.

"De origem humilde, Florestan Fernandes abriu sozinho as trilhas que o levariam as salas universitárias e, posteriormente, ao Congresso Nacional. Durante toda sua vida, o sociólogo esteve ligado a movimentos populares, sempre alinhando sua trajetória acadêmica e profissional com suas ambições sociais e de militância. Em uma análise biográfica de Florestan, seu companheiro de jornada acadêmica Antônio Cândido  a trajetória de vida de Florestan pode ser percebida em três momentos particulares: em 1940 a da construção do saber, quando estudante de ciências Sociais na USP; em 1950 quando se torna pesquisador, investindo sua vida a pesquisa aplicada; e a partir dos 1960 'a época do combate', quando o saber se transforma em arma intelectual em busca de transformações políticas e sociais. É sobre a trajetória de vida deste que é um dos maiores pensadores brasileiros da contemporaneidade que o programa Terra em Transe desta semana se debruçará", afirmam os organizadores.

Terra em Transe

9/9, às 18h30, no Canal Universitário de São Paulo

Canal 11 da NET ou 10 da VIVO TV (somente para São Paulo)

CNU: www.cnu.org.br

Acesse aqui a playlist já dos programas exibidos.