Vestibular de Verão 2022: Medicina une tradição e inovação

por Mara Fagundes | 25/10/2021

Com nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação (2019) e quatro estrelas no Guia da Faculdade 2021, o curso de Medicina da PUC-SP proporciona aos futuros médicos uma formação sólida e humanista, com postura crítica, ética, reflexiva e proativa.

O currículo inovador é baseado em métodos ativos de ensino e aprendizagem, em que os discentes são o centro das atividades. A metodologia é hoje reconhecida pela maioria dos educadores como responsável por garantir maior autonomia aos egressos.

O curso forma profissionais preparados para atuar em equipe em diferentes áreas: na promoção da saúde, na prevenção e no tratamento de doenças, na pesquisa clínica e em laboratórios, na docência, na gestão de serviços de saúde e na gerência de atividades empresariais.

“ A PUC-SP é muito respeitada, seja pela nossa história de qualidade, ou pela nossa capacidade de transformação. Nosso projeto pedagógico é exemplo de mudança para as metodologias ativas e inserção dos alunos em atividades práticas.

A dimensão didático-pedagógica do curso, aliás, foi considerada muito inovadora pelo Ministério da Educação, particularmente em dois aspectos: um curso integrado que rompe com os conteúdos disciplinares ou segmentados por sistemas e aparelhos, e a implantação de internato com duração de três anos. A estrutura do currículo em espiral está implantada, o que é outro aspecto muito interessante a destacar, porque permite ao aluno o contato em diversos momentos com conteúdo prévio de forma a favorecer novos olhares e um aprendizado progressivamente mais complexo. Essa integração entre áreas básicas e clínicas ao longo de todo o curso estabelece a prática de um internato vertical”, explica a coordenadora da graduação, professora Maria Valéria Pavan.

A graduação de Medicina da PUC-SP é filiada à Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM).

Infraestrutura 

Com salas de aula modernas, climatizadas e bem equipadas, possui ainda laboratórios de ensino básicos (anatomia, anatomia funcional, histologia, embriologia, fisiologia, farmacologia, microbiologia e bioquímica); laboratórios de simulação realística, utilizados para a capacitação em bonecos antes de se realizarem procedimentos em seres humanos; laboratórios de informática e laboratórios experimentais (biomateriais e genética).

Doze salas do prédio da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde, localizado em Sorocaba, foram adaptadas e transformadas em salas de consultório, para atividades simuladas de habilidades clínicas, do primeiro ao terceiro ano. A sala de autópsia para para realização de verificação de óbito também foi reformada recentemente.

Mercado de Trabalho

“O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada avalia que a carreira médica tenha as condições consideradas as mais interessantes para um futuro profissional. Embora possa parecer que nos grandes centros o mercado está saturado, há a necessidade crescente de médicos. Além disso, a expansão para as áreas mais distantes aparece como novas oportunidades de emprego”, ressalta a professora Maria Valéria Pavan.

Incentivo à pesquisa

Entre as ações de incentivo à pesquisa, destaca-se a criação do mestrado em Biomateriais e Medicina Regenerativa, que conta com um corpo docente de doutores pesquisadores experientes e infraestrutura de laboratórios com equipamentos de alta tecnologia para melhorar o desenvolvimento das pesquisas, ampliando as possibilidades da participação dos estudantes em projetos de iniciação científica ainda mais qualificados. Também houve a manutenção das bolsas de iniciação científica e benefícios através do Plano de Incentivo a Pesquisa, Incentivos Aplicados à Docência, Plano de Incentivo à Internacionalização e Plano de Incentivo à Extensão.

Trabalho social 

Os alunos do curso tem a oportunidade de participar do PUCalhaços, grupo voluntário de palhaços formado por estudantes de Enfermagem e Medicina, com o intuito de desenvolver um trabalho voluntário, sem fins lucrativos, com crianças e adultos hospitalizados e seus acompanhantes, utilizando a metodologia "clown".

Outra frente de trabalho é a Farmácia Comunitária, criada na década de sessenta e reconhecida pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, que oferece medicação gratuita a toda população. 

Através das atividades curriculares os alunos também trabalham junto à comunidade, identificando problemas e participando de atividades educativas em conjunto com as equipes de saúde, a fim de contribuir com possíveis melhorias nas condições de saúde da população da área em que são inseridos, desde o primeiro ano da graduação.

 

Ex-aluno fala sobre o curso

Anderson de Lima Muniz - formou-se em 2020

“O curso de Medicina da PUC-SP é muito bom e conta com um currículo moderno, bem estruturado e humanizado. A metodologia é o PBL (aprendizado baseado em problemas) e coloca o aluno em cenários de prática já nos primeiros anos da faculdade, na qual ele aprende as bases da entrevista clínica e exame físico. Nas tutorias, o aluno é incentivado e ensinado a buscar o conhecimento que ele precisa para resolver os casos clínicos referentes a cada módulo de ensino, podendo ser através de livros ou artigos científicos. Além do estudo individual, o aluno também pode tirar suas dúvidas com as sustentações aplicadas, um espaço onde ele pode exercer um aprendizado prático com complementação teórica.

Além do curso em si, a faculdade também conta com instituições estudantis como o Centro Acadêmico, a Atlética e a SUMEP, cada uma com um perfil de atuação na qual o aluno pode optar por participar e ajudar nas atividades que essas instituições elaboram. Também é um ótimo ambiente para criar vínculo com a faculdade e fazer grandes amizades. O currículo é elaborado a partir da perspectiva do aluno ser o protagonista do seu aprendizado, dando autonomia, suporte e segurança para que ele desenvolva todas as habilidades que precisa ao longo de sua formação.

Eu nasci na maternidade do Hospital Santa Lucinda, hospital-escola da PUC-SP, e sempre tive um carinho muito grande por esse hospital. A PUC-SP é uma universidade renomada tanto no mercado de trabalho quanto perante a sociedade, então sempre tive vontade de ser um puquiano.

Na minha escolha, precisei considerar um outro aspecto, já que nasci em uma família humilde da periferia de Sorocaba e não teria condições de me manter em outra cidade. No meu último ano do ensino médio, decidi que queria ajudar as pessoas e entendi que a Medicina poderia me ajudar a atingir esse objetivo. Posso dizer que foi a melhor escolha da minha vida. Naquele ano, prestei o ENEM e entrei na PUC-SP pelo PROUNI.

Os primeiros meses foram realmente muito difíceis, uma vez que precisei me adaptar à metodologia da faculdade e assimilar toda aquela nova realidade, mas aos poucos a timidez foi dando lugar para a segurança na medida que meus colegas de turma me receberam muito bem, assim como meus professores.

No meu último ano da graduação, eu e meus colegas prounistas reivindicamos e conseguimos o direito à isenção da prova de residência da PUC-SP para os bolsistas do sexto ano da instituição, já que não conseguiríamos arcar com os custos. Tenho muito orgulho de ter feito parte disso e não tenho dúvidas de que o empoderamento que a própria PUC-SP oferece ao aluno durante o curso nos capacitou para conquistar esse direito. O Prouni transforma vidas, 

pessoas, famílias e tem o potencial de diminuir a desigualdade social na nossa sociedade. Que bom que a PUC-SP enquanto universidade possa oferecer bolsas do programa e fazer parte da mudança na vida de tantas pessoas.

Hoje trabalho no Programa Mais Médicos em São Miguel Arcanjo, interior de São Paulo. É uma experiência muito gratificante e de enriquecimento profissional para qualquer médico. O PBL estimula o trabalho em equipe e preza pelo bom relacionamento entre os profissionais da saúde, atributos fundamentais para um bom desempenho profissional na atenção primária. Na PUC-SP, durante todo o curso, o foco é formar um bom médico generalista e para isso, o currículo é organizado de forma que aprendamos o principal de cada especialidade e isso faz muita diferença no dia a dia da profissão, pois nos dá segurança, tranquilidade e autonomia para exercer a prática médica.

Sou muito realizado, tenho muito orgulho de ter chegado até aqui e de ter feito Medicina na PUC-SP. Uma frase do Ayrton Senna exemplifica bem a minha jornada e serve como conselho para todos que também querem seguir essa linda e honrosa profissão: “Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá”.

 

Participações em eventos internacionais

Em 2018, os estudantes Vinícius Leal Gervásio e Guilherme Borges Gomes da Silva foram selecionados para compor a delegação de jovens do Programa Diplomacia Civil, coordenado pelo Instituto Global Attitude, que representou o Brasil durante a Global Conference on Primary Health Care, conferência promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo governo do Cazaquistão, anfitrião do encontro.

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