PUC-SP recebe 38ª edição do “Curso de Verão”
Reitor Vidal Serrano Jr. participou da abertura das atividades, promovidas pelo Centro...
Com um corpo docente altamente qualificado, o curso de Ciências Econômicas da PUC-SP é reconhecido por sua excelência: mais de 95% dos alunos que estão nos últimos semestres já atuam no mercado de trabalho.
Considerado o sexto melhor do país e o segundo colocado entre as universidades não-públicas (Ranking Universitário Folha 2019), oferece um ensino plural e desenvolve espírito crítico. “Na PUC-SP, o estudante terá uma formação ampla e diversa, tanto instrumental (matemática, estatística, econometria), quanto teórica e histórica, uma pluralidade que pouquíssimos cursos de Economia no Brasil oferecem”, afirma o coordenador de Ciências Econômicas, professor Júlio Pires.
Destaque no Guia da Faculdade 2021, com quatro estrelas, a graduação prepara os estudantes para atuarem nas maiores empresas do ramo. Alunos e alunas da PUC-SP estagiam nas principais instituições financeiras, como Bradesco, Santander, Itaú e Caixa Econômica Federal, corretoras e bancos de investimento, e também atuam em setores industriais importantes, como do aço (CSN e Gerdau), do varejo (Amazon, Makro), farmacêutico e alimentício. A média salarial dos estagiários que estudam na Universidade é de mil e novecentos reais.
Os graduandos também são incentivados a participar da PUC Júnior Consultoria, uma das mais tradicionais empresas juniores do Brasil, que atua há mais de 25 anos no mercado e atende micros, pequenos e médios empresários. Além de Ciências Econômicas, a empresa também é formada por alunos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Atuariais.
O curso mantém convênios com instituições acadêmicas estrangeiras, nas quais o estudante poderá fazer intercâmbio.
Infraestrutura e incentivo à pesquisa
Nas aulas, estão à disposição laboratórios de econometria amplos e modernos, além de salas tecnológicas bem equipadas.
Na reformulação do projeto pedagógico, que está em andamento, deverão ser criadas disciplinas de oficinas de Economia Brasileira, voltadas para o estudo de assuntos econômicos atuais.
Outro diferencial, segundo o coordenador, é o incentivo à pesquisa. “Todos os alunos e alunas de Ciências Econômicas são estimulados a participarem das discussões e dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos diversos grupos do Departamento, bem como a formularem e apresentarem projetos de iniciação científica sob orientação dos professores”, explica o professor Júlio Pires.
O curso na visão de alunos e ex-alunos
Matheus Spiess Duarte - formou-se em dezembro de 2020
“O curso de Ciências Econômicas da PUC-SP talvez seja único no Brasil inteiro. Ele possibilita que o economista formado se encontre nas mais diversas áreas por proporcionar uma matriz plural de ensino, com base nas mais diversas escolas de economia. Munido destas características, o economista consegue exercer diferentes funções, do mundo corporativo, passando pelo setor público, até a academia. Me orgulho muito de ter feito parte da tradição desta escola, na qual pude desfrutar de um ambiente riquíssimo, professores da mais alta qualidade e amigos para uma vida toda, todos bem posicionados no mercado de trabalho e felizes de terem escolhido a PUC-SP como sua casa.
Hoje, trabalho na Empiricus Research, uma casa de análise dentro do grupo BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina. Sempre fui fascinado pelo mercado financeiro e a PUC-SP possibilitou que eu tivesse acesso a um cabedal teórico robusto o suficiente para me diferenciar perante o mercado. O ferramental matemático e a base histórica fomentada ao longo dos anos de estudo foram excelentes para o meu dia a dia, permitindo que eu entrasse em debates de alto nível no mundo financeiro, muito dinâmico por natureza. Outro fator de destaque foi o intercâmbio. A PUC-SP, pela sua tradição e renome, tem convênio com algumas das melhores universidades do mundo, em diferentes países. Com isso, consegui concluir parte da graduação no exterior, no Canadá, onde todas as matérias que estudei lá (a maioria relacionada com finanças) foram válidas aqui no Brasil. Este contato com o estrangeiro por meio da Universidade abriu minhas portas para o mundo financeiro, sendo que hoje consigo cobrir análise de investimento não só no Brasil, como em outros países também. Tudo graças ao curso de Ciências Econômicas".
Gabriel Camunhas Martins - aluno do 9º semestre
“O curso oferece uma sólida formação técnica e prática. Através de sua grade curricular e de diversas entidades estudantis, como a PUC Finance, o aluno de Ciências Econômicas estará qualificado para trabalhar com as mais diversas atividades, podendo atuar em consultorias econômicas e nos setores financeiro, industrial e público. Além disso, é possível se preparar para o mundo acadêmico, através dos projetos de iniciação científica, muito valorizados e incentivados pelos docentes. Como aluno, tive a chance de participar de todas estas atividades proporcionadas pela graduação, que foram fundamentais para minha formação como economista.
Durante o segundo semestre de 2019, tive a oportunidade de estudar na University of Oulu, na Finlândia. Além dos benefícios acadêmicos, com as matérias de teoria econômica avançada e programação, o intercâmbio foi uma experiência muito enriquecedora, pois pude conhecer e fazer amizade com pessoas de diversos países e culturas, ampliando minha visão de mundo. Acredito que o conhecimento acadêmico somado à experiência cultural são fundamentais para minha formação.
A PUC-SP foi essencial para a realização desta minha experiência. A boa relação da Universidade com a Instituição estrangeira possibilitou que pudesse me matricular sem custo adicional. Além disso, a entidade responsável pelo intercâmbio, Assessoria de Relações Internacionais (ARII), se mostrou sempre atenciosa e disponível para esclarecimento de dúvidas e orientação em relação a todo o processo de aplicação e durante o intercâmbio”.
Quer saber mais sobre o curso de Ciências Econômicas da PUC-SP?
Clique aqui e conheça o corpo docente, as disciplinas oferecidas, valores, grade horária, entre outras informações.
Clique aqui para ver destaque na mídia externa.