Vestibular de Verão 2022: pioneiro, curso de Relações Internacionais entre os melhores do Brasil
Pioneiro no Brasil, o curso de Relações Internacionais da PUC-SP é considerado o melhor do país entre as universidades não-públicas, segundo o Ranking Universitário Folha 2019.
Com uma grade curricular atualizada e multidisciplinar, proporciona ao estudante formação humanista, senso crítico e capacidade analítica aguçada, o que lhe garante um perfil profissional flexível, capaz de compreender os principais fenômenos da política internacional.
“O internacionalista pode atuar em diferentes âmbitos do setor privado, público ou terceiro setor, direta ou indiretamente, conectados a questões do cenário internacional. Este profissional costuma ser procurado por sua habilidade em analisar cenários complexos de múltiplos fatores e detectar oportunidades diante de mudanças. Mesmo diante da atual situação econômica, aprovamos cotidianamente estágios de nossos alunos em condições de boa colocação profissional”, afirma a professora Natalia Mello, vice-coordenadora do curso.
Em 2019, a graduação passou por uma atualização da grade curricular que inseriu disciplinas de profissionalização e aprendizagem prática e aumentou a valorização de disciplinas optativas que podem ser escolhidas a partir do quarto período.
Investimentos e incentivos à pesquisa
A área de Relações Internacionais conta com um curso de graduação e duas pós-graduações (Mestrado Profissional em Governança Global PUC-SP e Mestrado e Doutorado Acadêmicos no Programa San Tiago Dantas, Unesp/Unicamp/PUC-SP). No nível da graduação, há o financiamento de projetos de Iniciação Científica e do Programa de Educação Tutorial em RI (PET-RI).
A área de RI desenvolve também inúmeras atividades de pesquisa e extensão por meio do Observatório de Relações Internacionais (ORI), que abriga quatro grupos de estudos: o Núcleo de Estudos em Relações Internacionais (NERI-PUC), o Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (GECI), o Núcleo de Estudos Transnacionais da Segurança (NETS) e o Núcleo de Estudos Internacionais de Gênero e Sexualidade (TIBIRA).
Trabalho Social
O Programa de Educação Tutorial em RI (PET-RI) é caracterizado por atividades de aprimoramento de estudo e pesquisa e projetos de extensão. Conta com a divulgação de conhecimento e de questões desenvolvidas no grupo a cada ciclo temático e com a organização de eventos junto com entidades parceiras da sociedade civil.
“O curso conta também com o Projeto Cenários, que simula a organização de fóruns internacionais em temas globais de relevância com o intuito de aprimorar a prática dos conteúdos de Relações Internacionais de forma dinâmica e aprofundada. Além dos alunos de graduação, o projeto é aberto aos estudantes do ensino médio.
Por fim, vale a pena destacar as atividades da Prisma Consultoria Internacional, empresa sem fins lucrativos gerida pelos estudantes, que oferece serviços técnicos referentes a processos de internacionalização de empresas”, ressalta a professora Natalia Mello.
Alunas e ex-alunas falam sobre o curso e experiências internacionais
Júlia Felippe Goldman Vel Lejbman - aluna do quarto ano de RI
“O curso é extremamente completo e prepara um internacionalista capaz não somente de trabalhar e debater assuntos 'tradicionais' das Relações Internacionais, mas também os novos temas que se inserem na área. É extremamente multidisciplinar, dando ao aluno a possibilidade de se aprofundar na sua área de interesse, além de apresentar diferentes possibilidades de carreira.
Escolhi a PUC-SP pela sua tradição e por entender que a universidade me ofereceria a experiência universitária completa, com diversas possibilidades extracurriculares e o contato com alunos de outros cursos. Além disso, a grade curricular foi um fator decisivo, porque mostrou-se bastante distinta das demais universidades, abrangendo diversos temas e disciplinas do meu interesse.
Atualmente trabalho na área de Desenvolvimento Internacional, na IATI (International Aid Transparency Initiative) do Programa das Nações Unidas (PNUD) de Nova York e a PUC-SP teve um papel fundamental na minha trajetória internacional. Durante meus anos de graduação, entrei em contato com o tema de cooperação para o desenvolvimento em diversas aulas. Em 2020, iniciei um projeto de iniciação científica sobre a ajuda externa dos Estados Unidos para o Triângulo Norte da América Central, sob orientação da professora Luiza Mateo. Tal projeto foi de suma importância e, quando apliquei para o estágio no qual estou atualmente, foi um ponto decisivo na minha contratação. Além disso, o currículo escolar amplo e diverso do curso são importantes no meu dia a dia, quando lido com diversas questões internacionais, consigo ter uma boa bagagem teórica para trazer ideias, me engajar em discussões e desenvolver projetos”.
Alice Hardt Maurilio - formou-se em dezembro de 2020
“O curso de Relações Internacionais da PUC-SP é bastante amplo e te permite seguir diferentes rumos profissionais. Desenvolve profundamente sua capacidade de leitura e análise de situações. Graças ao convênio da PUC-SP com a Universidad del Rosario, estudei na Colômbia no segundo semestre de 2019 e foi uma experiência incrível e sou muito feliz de ter tantas memórias boas desses meses. Morei em uma casa de intercambistas com pessoas do mundo todo, pratiquei o espanhol e o inglês com frequência, consegui viajar por vários lugares da Colômbia e ter contato com realidades diferentes da minha. A Universidad del Rosario possui uma estrutura muito boa e as aulas são bem participativas e dinâmicas. A PUC-SP me motivou ainda mais a buscar essa experiência de intercâmbio, já que nas aulas de Relações Internacionais percebi a importância de buscar conhecimento e entender cenários diferentes dos que convivo”.
Clique aqui para saber mais informações sobre o curso de Relações Internacionais.
Clique aqui para ler esta reportagem na mídia externa.