PUC-SP sedia encontro de reitores de universidades comunitárias promovido pela ABRUC
A reitora Maria Amalia Andery recebeu o prêmio Mérito Educação Comunitária pela sua...
Encontro pela manhã foi o penúltimo da campanha; às 19h30, candidatos debatem novamente no teatro
O Tuca esteve lotado na manhã deste dia 14/5 para ouvir as chapas que concorrem à Reitoria 2024-2028 (ao final da reportagem, assista à integra ). À noite, no mesmo local, ocorre o último debate entre os candidatos aos cargos de reitor e vice-reitor da PUC-SP.
O encontro permitiu mais uma vez à comunidade conhecer as propostas das chapas “PUC-SP: Nosso tempo é agora!”, dos professores e candidatos Márcio Alves da Fonseca (reitor) e Patrícia Jundi Penha (vice-reitora), e “Renova PUC-SP”, composta pelos professores e candidatos Vidal Serrano Nunes Junior (reitor) e Carla Reis Longhi (vice-reitora).
O debate, organizado pela Comissão Central Organizadora (CCO), contou com a mediação do jornalista Paulo Galvão, pós-graduado pela PUC-SP e, atualmente, apresentador da rádio CBN. “Um chamado da PUC-SP não é um convite, mas uma intimação”, brincou Galvão, ao final do debate. “É uma honra enorme ter participado desse evento num teatro tão importante e que frequento desde a minha adolescência. Ver a comunidade lotando a plateia e poder ouvir candidatos trocarem ideias é algo de extrema importância neste momento de falta de diálogo que vivemos no mundo. Achei maravilhoso estar aqui e viver essa experiência”, completou o jornalista.
O debate foi dividido em quatro blocos: abertura, com a apresentação de cada um dos quatro postulantes; respostas às perguntas enviadas por docentes, alunos e funcionários, por meio de sorteio; perguntas de um candidato ao cargo de Reitor ao seu concorrente, com direito à réplica e tréplica; e, por último, as considerações finais.
♦ Vidal Serrano Nunes Junior (candidato a reitor)
“Gostei muito do debate desta manhã. É sempre um momento muito importante, porque é no contraditório que a verdade acaba aparecendo, vem à luz e eu achei que hoje foi um dia muito esclarecedor. Foi muito importante para informar nossa comunidade, professores, alunos e funcionários, sobre o que é a PUC-SP, sobre o que vem sendo feito pela atual Reitoria e como vamos agir, caso sejamos bem-sucedidos nesta empreitada.”
♦ Carla Reis Longhi (candidata a vice-reitora)
“O debate foi maravilhoso. Ficamos muito felizes com a ampla participação de todos. O Tuca estava cheio de professores, alunos e funcionários. Isso é fundamental para o diálogo, para a conversa, para enriquecer o próprio debate e garantir esse percurso democrático que a PUC-SP sempre teve."
♦ Márcio Alves da Fonseca (candidato a reitor)
“Ainda que este campus seja quase a nossa morada cotidiana, é muito emocionante viver este momento no qual a PUC-SP é revista e surgem possibilidades de se atualizar a gestão da Universidade. Ainda mais neste teatro, lugar de tantas ações concretas em torno da democracia. Até por isso, escolhemos falar sobre propostas concretas e estratégias estabelecidas. Não aceitaremos a ideia superficial de que somos continuidade. Somos um grupo diverso, com pessoas que se afinam ou não com a atual Reitoria e que conseguiram juntos construir uma nova proposta para a Universidade.”
♦ Patrícia Jundi Penha (candidata a vice-reitora)
“A PUC-SP e o Tuca, em especial, são símbolos da história democrática pela qual esta Universidade tanto luta. Isso é algo grandioso e a nossa chapa, ao contrário do que se tem dito, não é uma continuidade. Acolhemos e conseguimos viver, de forma democrática, com um grupo de pessoas que concordam e que discordam com pontos da atual gestão, qualificando e buscando o bem da PUC-SP e o avanço de nossa Universidade.”
» Assista à íntegra do debate do campus Sorocaba