PUC-SP sedia encontro de reitores de universidades comunitárias promovido pela ABRUC
A reitora Maria Amalia Andery recebeu o prêmio Mérito Educação Comunitária pela sua...
Série de encontros permitiu à comunidade conhecer as propostas dos docentes candidatos
O último debate entre as as chapas que concorrem à Reitoria 2024-2028 (assista à integra ao final dessa reportagem) aconteceu na noite dessa terça-feira (14/5), no Tuca. Clique aqui e veja tudo sobre o processo de consulta à comunidade.
Estudantes, docentes e funcionários administrativos puderam ouvir as propostas da “Renova PUC-SP”, composta pelos professores e candidatos Vidal Serrano Nunes Junior (reitor) e Carla Reis Longhi (vice-reitora), e da “PUC-SP: Nosso tempo é agora!”, dos professores e candidatos Márcio Alves da Fonseca (reitor) e Patrícia Jundi Penha (vice-reitora).
O debate, organizado pela Comissão Central Organizadora (CCO), contou com a mediação da jornalista Débora Freitas, pós-graduada pela PUC-SP e, atualmente, apresentadora da rádio CBN. “Me sinto muito honrada de fazer parte desse momento e desse espaço, pois a PUC-SP é sinônimo de democracia há anos. Gostaria de agradecer imensamente pelo convite e reforçar que é muito importante que a gente dê segmento ao reforço da democracia no nosso país. Essa eleição, que acontece aqui, de forma democrática, nos ajuda também a reforçar a democracia de um modo geral no Brasil.", ressaltou a jornalista.
O encontro foi dividido em quatro blocos: abertura, com a apresentação de cada um dos quatro postulantes; respostas às perguntas enviadas por docentes, alunos e funcionários, por meio de sorteio; perguntas de um candidato ao cargo de Reitor ao seu concorrente, com direito à réplica e tréplica; e, por último, as considerações finais.
♦ Márcio Alves da Fonseca (candidato a reitor)
“A experiência do último debate mostra que se tentou o tempo todo passar a ideia de que seríamos continuidade, mas desde o início mostramos que nossa proposta é independente, crítica e repleta de novos membros. Somos um grupo que consegue criticamente rever o que foi feito e corrigir o que não funcionou. Estamos tranquilos porque mostramos que nosso programa tem mais consistência e propostas concretas de reelaboração de caminhos, de transformação da PUC-SP. Nossa comunidade é muito crítica e saberá fazer a distinção entre as chapas e os programas.”
♦ Patrícia Jundi Penha (candidata a vice-reitora)
“Os debates foram muito importantes para podermos mostrar a nossa proposta, muito consistente, com diagnósticos aprofundados e isso foi possível por ela ter sido construída de forma coletiva. Reforço o que dissemos no debate: somos um grupo amplo e diverso que quer o melhor para essa Universidade, que quer incentivar ainda mais as suas potencialidades. A PUC-SP tem um marco social, um marco histórico e temos certeza que, se nomeados, poderemos continuar e ampliar a importância social da nossa Universidade.”
♦ Vidal Serrano Nunes Junior (candidato a reitor)
“O debate foi muito importante, pois ele permite o contraditório e o esclarecimento da verdade, porque sob o crivo do contraditório você tem sempre a possibilidade de contrapor o que já foi feito e o que ainda pode ser feito. Isso foi muito importante em todos os debates, especialmente no de hoje à noite. Houve uma grande presença, muita participação e falamos de assuntos que são de grande importância para a Universidade. Sem dúvida, a PUC-SP se fez viva e presente, se fez pulsante, e isso é muito bom. É isso que nós queremos, uma PUC-SP viva, presente, pulsante e renovada.”
♦ Carla Reis Longhi (candidata a vice-reitora)
“Esse momento de debate é sempre fundamental, pois é a oportunidade de apresentar as nossas propostas, de ouvirmos sugestões e críticas e de pensarmos. O momento, em si, já é democrático e valoroso. Além disso, foi surpreendente ver a intensa participação de funcionários, professores e alunos. Estamos muitos felizes com isso, porque é a PUC-SP que tem a ganhar."
» Assista à íntegra do debate do campus Sorocaba
» Assista à íntegra do debate do campus Ipiranga