Os profs. João Décio Passos e Wagner Lopes Sanchez acabam de lançar o livro A salvação da pátria amada: Religião e Extrema-Direita no Brasil (ed. Paulus).
Segundo os organizadores da obra, a coletânea oferece reflexões sobre diferentes aspectos da problemática que tem marcado presença nos últimos tempos e acompanhado nossa história.
“A busca de fundamentação religiosa do poder acompanha os governos e regimes autoritários. Os personagens que se apresentam como salvadores da pátria encarnam em suas autorreferências a onipotência da autoridade divina e contam, ao mesmo tempo, com seguidores fiéis. Na sequência crise-promessa-salvação se edificam e alimentam os regimes de extrema-direita de ontem e de hoje. Na sociedade digital a construção das crises, dos salvadores e dos seguidores adquirem uma dinâmica mais eficiente e separam cada vez mais os grupos do bem e dos grupos do mal. As diversas abordagens oferecidas neste livro permitem pensar esta temática urgente do ponto de vista político, ético e religioso”.