PUC-SP recebe 38ª edição do “Curso de Verão”
Reitor Vidal Serrano Jr. participou da abertura das atividades, promovidas pelo Centro...
Um estudo dinamarquês revelou que usuários de esteroides anabolizantes têm 3,64 vezes mais chances de morrer por causas não naturais e 2,24 vezes mais por causas naturais do que os não usuários
A Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS), da PUC-SP, promoverá, em 13/8, das 18h30 às 21h30, um júri simulado inédito para debater os limites legais e éticos do uso e prescrição de esteroides anabolizantes. O evento contará com especialistas renomados e visa proporcionar uma experiência interativa e esclarecedora sobre este tema controverso para a comunidade acadêmica.
O evento será restrito à comunidade da FCMS e aos participantes de Sorocaba do programa #bombatôfora, criado a partir da parceria entre a Universidade de Caxias do Sul, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio do Núcleo de Endocrinologia do Exercício da Medicina Esportiva, e a agência Y&R.
O programa foca em quatro áreas, educação (com foco na comunidade em geral), assistência (com atendimento a usuários desses produtos), ensino (com conscientização nas áreas da saúde) e pesquisa científica (em colaboração aos avanços da medicina).
Seu objetivo é esclarecer, minimizar o uso, atender e reabilitar usuários, atuando sobre uma realidade crescente: cada vez mais esportistas, atletas amadores e pessoas preocupadas com a estética corporal fazem uso de esteroides anabolizantes e similares. Em consequência, cria o alerta de que os efeitos dessas substâncias no organismo podem ser severos, desde infertilidade, alterações e bloqueio na produção de hormônios, perturbações psicológicas e efeitos cardíacos e metabólicos, levando, inclusive, à morte de usuários.
Intitulado "Esteroides Anabolizantes em Julgamento: Explorando os Limites da Legalidade no Uso e na Prescrição Médica", o evento que acontecerá na FCMS reunirá especialistas de renome para debater os desafios em torno desse assunto complexo, como os professores-doutores Vidal Serrano Nunes Júnior, diretor e professor de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da PUC-SP, e procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, e Clayton Luiz Dornelles Macedo, endocrinologista e especialista em Medicina do Esporte da UNIFESP, do movimento #BombaTôFora, cujo objetivo é a conscientização sobre os riscos do uso indiscriminado de esteroides.
O uso indiscriminado dessas substâncias tem sido um tema controverso, com implicações legais e éticas significativas. Por isso, o formato inovador de júri simulado desta atividade, promete envolver ativamente a comunidade acadêmica, incentivando a reflexão crítica e o debate saudável sobre os diversos aspectos legais, éticos e de saúde pública relacionados ao tema.
Em recente artigo, a professora-doutora Maria Helena Senger, docente da FCMS e ex-diretora do curso de Medicina da instituição, afirmou que tem aumentado o uso de esteroides anabolizantes para fins não terapêuticos, como melhoria de desempenho atlético e estética corporal com efeitos adversos graves, incluindo problemas cardiovasculares, impotência, infertilidade e distúrbios psiquiátricos. “Um estudo dinamarquês, recém publicado, revelou que usuários de esteroides anabolizantes têm 3,64 vezes mais chances de morrer por causas não naturais (principalmente acidentes) e 2,24 vezes mais chances por causas naturais do que não usuários”.