Faculdade de Medicina da PUC-SP obtém grau de excelência no Enamed
Graduação da universidade atinge patamar acima da média exigida pelo MEC com nota 4 no...
Pérola Negra se inspirou na pesquisa de Cláudia Alexandre, fruto de seu trabalho no Pós em Ciências da Religião
Das salas de aula do campus Monte Alegre para a alegria do Sambódromo, a tese de doutorado da pesquisadora Cláudia Alexandre virou tema do samba-enredo da Pérola Negra para o Carnaval 2025.
O enredo Exu-Mulher e o Matriarcado Nagô é inspirado em um livro homônimo da autora. A obra, por sua vez, é fruto da pós-graduação realizada na PUC-SP sob a orientação do prof. Ênio José da Costa Brito (clique aqui para acessar a obra no site da Biblioteca).
Em 2024, a obra já havia obtido destaque, ao ser vencedora do Prêmio Jabuti Acadêmico, na categoria Ciência da Religião e Teologia. Clique aqui para ler notícia completa no J.PUC.
Na ocasião, Claudia afirmou que o tema era inédito para o estudos afro-brasileiros e propunha um novo olhar para as consequências da invasão colonial patriarcal na região yorubá, no Continente África”.
A dissertação de mestrado da pesquisadora também foi feita no Pós em Ciência da Religião da PUC-SP e rendeu o livro Orixás no Terreiro Sagrado do Samba (Exu e Ogum no Candomblé da Vai-Vai).
Diversos veiculos de imprensa destacaram o fato da tese de Doutorado, realizada na Universidade, ter se tornado samba-enredo da Pérola Negra. Entre eles, o portal Terra. Clique aqui para ler.