Vestibular de Verão 2022: atuais e reconhecidos no mercado, cursos de Engenharia da PUC-SP se diferenciam por utilizar metodologia PBL com aprendizagem imersiva

por Redação | 23/11/2021

Com quatro estrelas no Guia da Faculdade 2021, as Engenharias Biomédica, Civil e de Produção da PUC-SP, unidas ao recém-criado curso de Engenharia de Sistemas Ciber Físicos, formam um núcleo altamente reconhecido pelo mercado

As quatro engenharias têm como diferencial utilizar a  metodologia PBL ou aprendizagem baseada em problemas, uma metodologia ativa que faz com que o aluno seja o protagonista nas aulas por meio da resolução de situações.

As graduações estão organizadas em eixos temáticos e por módulos de 9 semanas e contam com salas tecnológicas e laboratórios com equipamentos de última geração.

O curso de Engenharia Biomédica da PUC-SP forma profissionais tecnicamente competentes, capazes de projetar, analisar e otimizar sistemas, considerando princípios éticos, morais e de meio ambiente, com a finalidade de melhorar os recursos de amparo à saúde das pessoas. Tem como áreas a Engenharia Clínica, Gestão Hospitalar e Saúde, Engenharia de Reabilitação e Eletrônica Médica.

Estruturado para formar profissionais que atuem no mercado com uma visão holística e humanista, de forma crítica, reflexiva e ética, com capacidade para pesquisa, desenvolvimento e inovação, o curso de Engenharia Civil aborda Inovação e Construção, Engenharia Estrutural, Predial, Geotécnica e Infraestrutura.

Com um campo de atuação muito abrangente, devido à sua formação multidisciplinar, a Engenharia de Produção trabalha Produto, Processo e Negócio. Ao engenheiro de produção compete o desempenho de atividades profissionais referentes à concepção, projeto, execução, análise e viabilidade técnico-econômica; estudos e especificação de materiais; planejamento; consultoria; pesquisa; vistoria; fiscalização; perícia; condução de obras e serviços.

Pioneira no Brasil, a graduação em Engenharia de Sistemas Ciber Físicos trabalha diferentes tecnologias, que realizam a interligação entre o mundo físico, virtual e biológico. O curso desenvolve as habilidades e competências necessárias à implantação da Industria 4.0 na sociedade brasileira e adota a metodologia de ensino-aprendizagem Conceive Design Implement and Operate – CDIO (Conceber, projetar, implantar e operar em tradução livre), desenvolvida no Massachusetts Institute of Technology – MIT. Tem como eixos Integração de sistemas com a Indústria 4.0, Energia e Automação, Inteligência Artificial e Machine Learning.

“O mercado de Engenharia está aquecido. Com a pandemia, muitas áreas se fizeram necessárias para atender a demanda de recuperação do Brasil. As Engenharias têm um grande percurso nos próximos anos para promover o desenvolvimento de setores como produção de bens de consumo, geração e distribuição de energia, o desenvolvimento do agronegócio, as telecomunicações, os serviços de saúde, as cidades inteligentes, a mobilidade urbana, os sistemas de transportes e logística”, afirma o diretor adjunto da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, professor Daniel Gatti.

Os cursos de Engenharia da PUC-SP capacitam o aluno para pesquisa e tem como incentivo o PIPEQ Temático para construção do laboratório de realidades imersivas. A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia também possui projetos para investimentos no Laboratório de Fabricação e Laboratório de IoT (Internet of Things).

As graduações mantém convênios com instituições nacionais e estrangeiras e incentivam a participação do aluno em intercâmbios.

Para saber mais sobre os cursos, que estão com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2022, acesse: Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia de Sistemas Ciber Físicos.