Filosofia: docente participa de projeto internacional
Profº Mario Porta participa de iniciativa que terá apoio da Fundação Nacional de Ciências da Suíça (SNF)
Texto de Maria Luiza Rodrigues, do Grupo de Pesquisa Origens da Filosofia Contemporânea (CNPq/PUC-SP):
O profº Mario Porta (Depto. de Filosofia) foi convidado a integrar o time que desenvolverá em 2024, o projeto “As Origens do Pensamento Europeu Contemporâneo 1837-1938”, em Genebra (Suíça), com apoio da Fundação Nacional de Ciências da Suíça (SNF).
O convite é resultado da consolidação da linha de pesquisa iniciada pelo docente, que coordena o Grupo de Pesquisas CNPq Origens da Filosofia Contemporânea, e revela o potencial inovador e investigativo do tema.
A iniciativa internacional partiu do profº Guillaume Fréchette (Universidades de Lisboa e Salzburg) que vem ao Brasil, em outubro deste ano, para participar do 14º Encontro de Estudos das Origens da Filosofia, congresso anual que será sediado na PUC-SP. A participação será possível por conta do fomento à pesquisa do edital do Piprint 11929/2022, mostrando a importância das políticas institucionais para o desenvolvimento e abrangência da pesquisa universitária.
O projeto internacional será focado em filósofos que estão na origem das principais tendências e movimentos do pensamento europeu contemporâneo, e que são temas de interesse do grupo de pesquisa coordenado por Mario Porta, são eles: Bernard Bolzano (1781-1848), Ernst Mach (1838-1916) e Franz Brentano (1838-1917). “A partir da compreensão de que a origem da filosofia contemporânea está associada com o cisma radical entre as tradições analítica e hermenêutica-fenomenológica, o objetivo do projeto é evidenciar como estes três filósofos estão envolvidos nos principais desacordos relacionados à história dos séculos XIX e XX que deram origem ao pensamento europeu contemporâneo’, explica Porta.
Esse é o segundo convite feito pelo professor Guillaume Fréchette, que em 2019 promoveu a publicação de um volume especial da Brentano Studien, editado pelos prof. Mario Porta e Evandro Brito, membro do GPOFC. “Todas estas iniciativas e atividades de colaboração internacional demonstram os crescentes avanços na política de internacionalização empreendida pelo grupo de pesquisa e, consequentemente, da PUC-SP”.