BRASIL em Curso: série de encontros semanais abordou temas diversos de interesse da sociedade

Projeto da PUC-SP reuniu mais de 10 mil expectadores

por Bete Andrade | 28/10/2020

O Brasil em Curso, evento gratuito e online, promovido pela PUC-SP desde 15/9, chegou ao fim na tarde desta terça-feira (27/10), reunindo três reitoras de universidades brasileiras. Maria Amalia Andery (PUC-SP), Soraya Soubhi Smaili (Unifesp) e Joana Guimarães Luz (UFSB), que discutiram o tema “O papel da Universidade’.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Marcio Alves da Fonseca, mediador dos encontros, abriu os trabalhos agradecendo a presença das reitoras e falando sobre a experiência. “Esperamos que essa iniciativa (BRASIL em Curso) tenha sido o início de outras formas de trabalho e interação entre a universidade e o público externo”.

A primeira a falar foi a reitora da Unifesp, professora Soraya Soubhi Smaili, que explicou como foi a experiência de uma universidade federal, localizada na cidade de São Paulo e no epicentro da pandemia do novo coronavírus, num ano atípico. “Sabíamos que teríamos de cumprir um importante papel rapidamente, por estarmos numa grande metrópole e também pelo fato de termos um grande hospital nessa cidade. Tínhamos conhecimento que sofreríamos uma grande pressão em torno dessa questão”. Ela falou também das ações de enfrentamento realizadas durante todo o tempo em que a cidade esteve em quarentena e lamentou os cortes no orçamento da educação realizados pelo governo federal.

Na sequência, foi a vez de Joana Guimarães Luz (UFSB) que falou sobre a história da educação no Brasil e a origem da universidade, com seu papel inicial de servir a elite, ao mesmo tempo que representava a diversidade, o saber e o desenvolvimento do conhecimento. “A universidade reflete a coletividade que está fora dos seus muros. E, mesmo no aspecto elitista, ela apesar de suas contradições tem um papel de fundamental importância para a sociedade e faz com que tenhamos desenvolvimento de tantas ideias e questões que estão colocadas hoje. É preciso entender a universidade que temos hoje, no momento em que vivemos numa situação de pandemia e dificuldade no sentido político, e também dar conta da diversidade de questões colocadas pela coletividade. A pandemia trouxe grandes demandas e nos mostrou a necessidade de buscar outras formas de conhecimento e caminhos para lidar com essa nova situação”.

Para a reitora da PUC-SP, Maria Amalia Andery, ouvir o depoimento das duas reitoras de universidades tão diferentes e relevantes evidencia o fato desse tipo de instituição fazer toda diferença para a sociedade. “O Brasil é um país tardio em diversos sentidos, e só no século XX passou a ter de fato universidades, e esse é um marco importante, pois esse fato fez nossa nação, talvez mais do que qualquer outra, dependente de instituições como são as universidades. Porque sem elas não há qualquer possibilidade de uma nação soberana. A soberania das nações depende também das universidades, pois não há soberania, no mundo de hoje sem ciência, tecnologia e inovação”.

As participantes responderam ainda algumas perguntas feitas pela plateia virtual e se despediram falando da importância de iniciativas como a da PUC-SP de promover esse diálogo aberto entre universidade e sociedade.

O prof. Marcio Fonseca encerrou a atividade agradecendo a todos os internautas que acompanharam as aulas e também aos setores da PUC-SP que tornaram possível o BRASIL em Curso, um evento-aula, realizado em 10 módulos semanais, ministrado por professores e pesquisadores convidados e da PUC-SP,  que reuniu um público de mais de 10 mil pessoas e promoveu debates relevantes a partir das perspectivas associadas a diversas questões globais e regionais da atualidade.

Todas as aulas do BRASIL em Curso estão disponíveis em vídeo clicando aqui.