"BRASIL em Curso" tem início com mais de 3 mil participantes online

Serão 10 aulas até o dia 27/10

por Redação | 16/09/2020

Teve início, na terça-feira (15/9), o evento online e gratuito BRASIL em Curso, com o tema Brasil pós 2020. A atividade integra uma série de ações que a Reitoria realiza neste segundo semestre com o intuito de valorizar ainda mais a convivência entre a comunidade. Mais de 3 mil pessoas assistiram online às aulas do primerio dia.

O tema do primeiro encontro da atividade, que aconteceu no período da manhã, foi “Saúde e Crise Sanitária”, com a participação de Cláudio Maierovitch Pessanha Henriques (Fiocruz) e dos professores Gulnar Azevedo e Silva (presidente da Abrasco) e Fernando Antonio de Almeida (Vice-Reitor da PUC-SP). À tarde, o segundo painel abordou o tema “Desigualdades, crise econômica e desafios do trabalho”, com os professores Marcio Pochmann (Unicamp) e Aldaiza de Oliveira Sposati (PUC-SP).

A abertura também contou com a presença do pró-reitor de Pós-Graduação, Marcio Alves da Fonseca, mediador dos encontros, da pró-reitora de Graduação Alexandra Geraldini e do pró-reitor de Educação Continuada, Silas Guerriero.

O vice-reitor Fernando Antonio de Almeida abriu os trabalhos e saudou os participantes em nome da reitora Maria Amalia Andery, falando sobre a concepção do projeto. “A ideia desse curso é trazer para a discussão da comunidade universitária os grandes temas nacionais, que também permeiam nosso cotidiano, com personalidades do meio acadêmico e da sociedade para discutir conosco esses assuntos”. Alexandra Geraldini lembrou que realizar um evento que reunisse toda comunidade, Graduação, Pós-Graduação, Educação Continuada e a sociedade em geral, era um desejo antigo da atual Reitora. “Almejávamos fazer grandes conversas, retomar as discussões e trazer a comunidade para dentro da PUC-SP. Com o avanço da pandemia de Covid-19, fomos sentindo cada vez mais a necessidade de promover momentos de convivência e discussão de temas relevantes para todos”, afirmou a docente.

“Essa pandemia nos mostra que tudo pode mudar, às vezes muito rapidamente, tanto para o bem como para o mal, e a Universidade tem um papel fundamental para a reflexão dessas mudanças. O Brasil está em curso e temos um compromisso de que essas mudanças sejam para melhor”, lembrou o professor Silas Guerriero.

Para Fonseca, o curso tem como objetivo promover na Universidade encontros regulares que propiciem um espaço de estudo e discussão de grandes temas da realidade brasileira atual. "O ano de 2020 é marcado por tantas excepcionalidades, transformações e desafios, por isso nessas aulas e sessões serão tratados os temas e dimensões que de uma maneira incontornável dominam a atualidade do nosso país", ressaltou.

As atividades do BRASIL em Curso seguem até o final de outubro: serão 10 aulas, com o objetivo de estudar e discutir cenários para o país após 2020, a partir das perspectivas associadas à crise de saúde pública mundial ocasionada pela pandemia da Covid-19 e às crises político-sociais globais e regionais da atualidade. Podem participar docentes, estudantes de graduação, pós-graduação e educação continuada e o público em geral. O curso é ministrado por professores e pesquisadores convidados e da PUC-SP.

Nesta quarta-feira (16/9), às 10h, o tema abordado foi "Diversidades", com os professores Amailton Magno de Azevedo (PUC-SP) e Marco Aurélio Máximo Prado (UFMG) . E, às 18h, será "A Questão Ambiental", com Erika Bechara (Direito - PUC-SP), Ricardo Magnus Osório Galvão (Físico e ex-diretor do INPE) e Marijane Vieira Lisboa (PUC-SP).

RACISMO

Durante a transmissão da aula de abertura do evento BRASIL em Curso, um internauta postou comentário racista no chat da atividade. Sobre o caso, a Reitoria divulgou uma nota lamentando e repudiando o ocorrido. Clique e confira.

Saiba mais sobre o BRASIL em Curso.

Acompanhe a programação.