Cauda longa da grande peste: artigo

Leia texto do prof. Eugênio Trivinho, publicado no portal A Terra é Redonda

por Redação | 08/04/2020

O prof. Eugênio Trivinho (Pós em Comunicação e Semiótica) teve seu artigo Cauda longa da grande peste publicado em A Terra é Redonda, em 07/04/2020, e reproduzido na mesma data em jornal onilne na Bahia.

Redigido durante o último verão, o texto visa contribuir para o fortalecimento, renovação e expansão das forças de esquerda, democráticas e progressistas em tempos de combate ao neofascismo no Brasil. Com angulações complementares às de várias autorias na mesma direção, o estudo enfatiza a necessidade de uma aliança estratégica mais organizada, descentrada e intensa entre todas as forças antifascistas (partidárias, artísticas, jornalísticas, científicas, ciberativistas etc.) – nas redes digitais e, depois da pandemia, nas ruas, nos parlamentos, nas Universidades, nos palcos, em todos os espaços –, numa ampla rede nacional de oposição, coesa na meta, visando o longo enfrentamento da peste política resiliente: a necropolítica neofascista. Ao situar a batalha no terreno mais abrangente da cultura (encarada no sentido antropológico) e ao trazer para a mesa de discussão aspectos comunicacionais, bélicos e éticos, a defesa dessa aliança estratégica e diversificada vislumbra um único horizonte: a preservação e a mobilização de um estado coletivo de atenção permanente contra as várias faces e disfarces do estado de exceção vigente -- até a sua superação satisfatória. O texto, entrecortado por epígrafes poéticas, culmina numa homenagem: o tópico final, de repúdio absoluto à tortura, evoca, com justiça, a dor e o clamor dos poetas combatentes -- braços elevados à liberdade, ombro a ombro.

[Eugênio Trivinho, 08/04/2020]