PUC-SP: CONSUN encerra 2025 com apresentação de resultados e Plano de Trabalho para 2026
Reitoria apresenta balanço de 2025, diretrizes orçamentárias e Plano de Trabalho para...
Atividade aconteceu no dia 7/10, na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
A profa. Priscila Randazzo de Moura, docente permanente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Biomateriais e Medicina Regenerativa da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP, ao lado dos profs. Daniel Komatsu e Sandro Rostelato Ferreira, formaram a banca examinadora da dissertação pública de mestrado do aluno Filipe Feitosa de Carvalho, realizada no último dia 7/10, na FCMS - Câmpus Sorocaba.
O estudo envolveu a associação do manganês ao ácido hialurônico contra os efeitos tóxicos do veneno de uma serpente brasileira, Bothrops jararacussu, que demonstrou em cultura celular um significativo efeito protetor, portanto, uma promissora ferramenta farmacológica para futuros ensaios clínicos na terapia complementar à soroterapia.
O veneno desse animal é uma mistura complexa de proteínas, enzimas e outras substâncias que no acidente ofídico causa ao membro acometido do indivíduo: dor intensa, edema, hemorragia, necrose e, em casos graves, amputação do membro, até insuficiência renal e morte.
Este estudo consiste em mitigar precocemente os efeitos locais que podem ser irreversíveis, como a necrose muscular e a amputação do membro, até que se alcance a soroterapia.
As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 estão abertas, clique aqui.
Saiba mais sobre o curso de Medicina.