Ex-aluno lança livro sobre Albert Camus, filósofo e literato algeriano

Carlos Eduardo Bernardo é graduado e licenciado em Filosofia

por Redação | 17/05/2023

Neste mês, Carlos Eduardo Bernardo, ex-discente de Filosofia, lança seu primeiro livro: Humanae Absurdum: a imagem do humano na obra de Albert Campus. A obra é resultado de anos de pesquisa e foi originalmente apresentada como dissertação de Mestrado na Universidade de São Paulo. O livro se trata da apresentação da antropologia filosófica na obra do filósofo e literato algeriano, Albert Camus (1913-1960). Neste, o ex-aluno analisa as obras do autor e seus críticos com o intuito de apresentar ao leitor a imagem do ser humano presente na obra de Camus.

Segundo Bernardo, a versão foi totalmente reformulada com a intenção de alcançar todos que têm interesse em conhecer o pensamento de Albert Campus. "Humanae Absurdum é um livro acessível e introdutório, no entanto, apresenta novos e belos insights que certamente atendem as exigências e necessidades de críticos e pesquisadores já familiarizados com a obra de Camus", comenta.

O ex-discente afirma que procura, através dos escritos do filósofo, as respostas de três principais perguntas acerca do humano: qual sua origem? Qual sua natureza? Qual o seu destino? "Certamente esse livro será útil para compreensão da obra de Albert Camus, de sua importância para a história da filosofia, e contribuirá, dentro dos limites possíveis, para a vivência de nossa humanidade em nossos dias, quando o absurdo humano tem sido nossa mais vívida condição de existência", finaliza.

Bernardo é graduado e licenciado em Filosofia pela PUC-SP (2008-2012). Seu TCC, O conflito de cosmovisões subjacente ao romance a peste de Albert Camus, (sob a orientação da Profa. Dalva A. Garcia), foi recebido com menção honrosa, ilustrando o curso na revista de vestibulandos da Universidade em 2012.