Farmácia Comunitária Vital Brazil recebe voto de congratulações da Câmara Municipal após certificação do Selo Social

Farmácia Comunitária Vital Brazil é homenageada em Sorocaba

por Redação | 25/05/2023

Em maio, a Farmácia Comunitária Vital Brazil foi homenageada com um voto de congratulações da Câmara Municipal de Sorocaba, por meio do vereador João Donizeti Silvestre. O reconhecimento se deu em razão da certificação do Selo Social, recebido pela entidade em 9 de fevereiro.

O Selo Social é concedido a instituições que impactam e beneficiam a sociedade com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A Farmácia Comunitária apresentou compromisso com seis ODS, tendo atuação significativa em cinco indicadores sociais, nas áreas de educação, meio ambiente, inclusão, política e saúde.

A Farmácia Comunitária Vital Brazil fornece medicamentos, serviços farmacêuticos e educação em saúde de forma gratuita à população de Sorocaba e região. Ela foi criada na década de 60 pela comunidade acadêmica do curso de Medicina da PUC-SP e, anos depois, ganhou o apoio da Universidade de Sorocaba (Uniso).

“A obtenção do Selo Social e o subsequente reconhecimento da Prefeitura de Sorocaba são marcos muito importantes para a nossa Farmácia Comunitária", afirma Godofredo Campos Borges, diretor da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP. "Isso reflete o nosso empenho contínuo em fornecer atendimento de qualidade e acessível à nossa comunidade e fortalece nosso compromisso em continuar nosso trabalho social."

Sobre a Farmácia Comunitária Vital Brazil

O espaço é reconhecido pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo e mantém sua variedade e quantidade de medicamentos por meio de doações e campanhas de arrecadação. Em suas cinco décadas e meia de funcionamento, já atendeu mais de um milhão de pessoas.

Todo o estoque disponível é doado pelos próprios pacientes, pelos estudantes e pelos profissionais da saúde, que têm consciência de sua responsabilidade social e da necessidade de cuidar do meio ambiente.

COMO DOAR – As doações podem ser realizadas nos campi da FCMS e da Uniso, bem como no Colégio Dom Aguirre. Os produtos doados devem estar adequadamente embalados, em perfeito estado de conservação e dentro do prazo de validade, com vencimento no mês seguinte ou posterior. Cartelas de comprimidos das quais uma ou mais unidades já foram retiradas também são aceitas. Entretanto, medicamentos líquidos, como xaropes, soluções ou pomadas, devem estar lacrados pelo fabricante.

ONDE FICA – A instituição está localizada em um prédio anexo ao campus da PUC-SP (Rua Doutor Seme Stefano, no Jardim Vergueiro). O atendimento é realizado às segundas, terças e quintas-feiras, das 14h às 16h30, e às quartas-feiras, das 8h30 às 11h. Os interessados devem retirar uma senha na portaria e apresentar uma receita médica válida e um documento de identidade do paciente.