Luto: cardeal Dom Cláudio Hummes

Arcebispo emérito da Arquidiocese de São Paulo e ex-grão-chanceler da Universidade faleceu na manhã deste dia 4/7

por Redação | 04/07/2022

O cardeal Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito da Arquidiocese de São Paulo e ex-grão-chanceler da Universidade (1998-2006) faleceu na manhã deste dia 4/7, aos 87 anos.

O velório e os ritos fúnebres serão realizados na Catedral Metropolitana de São Paulo ainda hoje e o sepultamento ocorrerá na Cripta da Catedral (clique aqui para saber mais).

A PUC-SP declarou luto oficial de uma semana, sem prejuízo das atividades acadêmicas e administrativas.

Dom Cláudio nasceu em Salvador do Sul (RS), em 1934, e entrou na vida religiosa da Ordem Franciscana dos Frades Menores. Foi bispo diocesano de Santo André (SP), quando apoiou um dos momentos mais importantes do sindicalismo brasileiro, Arcebispo de Fortaleza e Arcebispo de São Paulo.

Em 2011, foi feito membro do Colégio Cardinalício pelo Papa São João Paulo II. De 2006 a 2011 trabalhou ao lado do Papa Bento XVI em Roma, como Prefeito da Congregação para o Clero. De volta ao Brasil, ocupou a função de Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, e da recém-criada Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA).

A última vez que Dom Cláudio participou de evento público na PUC-SP foi em agosto de 2021, durante a sessão solene que celebrou os 75 anos da Universidade. Na ocasião, afirmou: “Estou convencido de que a PUC-SP continuará sua missão de cultivar e ensinar as ciências teóricas, abstratas e universais, sem se deixar influenciar por negacionismos infundados. Mas a PUC-SP também deverá sair, como o papa Francisco nos convida todos a fazer, ao encontro da realidade concreta, da comunidade humana, complexa a interpeladora, para escutar e, de novo, escutar. Especialmente as comunidades da periferia, dos pobres, e com elas constituir caminhos novos. É aqui que a Amazônia deveria entrar no foco da nossa PUC-SP”. Clique aqui e leia a reportagem completa e clique aqui para assistir à fala de Dom Cláudio no evento.

Leia aqui a nota de pesar de Dom Odilo Pedro Scherer e, a seguir, a nota de pesar da Reitoria da PUC-SP: