Medicina recebe nota máxima do MEC

Avaliadores estiveram no campus Sorocaba, semana passada

por Redação | 03/06/2019

O Ministério da Educação conferiu nota máxima (5) no Conceito de Curso à graduação de Medicina da PUC-SP. O levantamento abrangeu universidades particulares e públicas do país e está inserido no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Para chegar ao resultado, foram avaliadas três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura.

Os avaliadores do Ministério estiveram no campus Sorocaba nos dias 28 e 29 de maio. “Eles fizeram diversas observações extremamente positivas, como a de que o nosso currículo já pertence ao século 22 e, juntamente ao internato de três anos, permite uma formação exemplar dos estudantes”, destaca a professora Maria Helena Senger, coordenadora do curso de Medicina da PUC-SP.

Foram analisados 38 indicadores, que valiam 500 pontos. O curso de Medicina da PUC-SP conquistou 489 deles. Só não obteve nota máxima em quatro indicadores. O melhor desempenho foi na dimensão da organização didático-pedagógica, a qual teve nota máxima em todos os indicadores.

Na análise qualitativa feita pelos técnicos, diversos fatores determinantes foram apontados positivamente, como o fato de o curso ser integrado (o que rompe com os conteúdos disciplinares ou segmentados por sistemas e aparelhos) e na implantação do internato com duração de três anos.

Também foi observado que a avaliação dos alunos, com múltiplas estratégias (abrangendo conhecimentos, habilidades e atitudes), é processual e somativa. Isso resulta num conceito final em categorias, não em notas numéricas.

Clique e saiba mais sobre o curso de Medicina da PUC-SP.