Pastoral Universitária da PUC-SP realiza 1ª Oficina de Extensão Universitária, no Campus Marquês de Paranaguá

por Redação | 25/06/2024

Texto produzido por: Dra. Walkíria Ferreira Guedes - Assessora de Pastoral Universitária da PUC-SP.

A Pastoral Universitária da PUC-SP, com o apoio da direção da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FCET), lançou no mês de maio, as bases do Projeto Oficinas de Extensão Universitária, à luz da Resolução CNE/CES nº 7, do Ministério da Educação e Cultura.

O projeto objetiva apresentar, no ambiente universitário, o trabalho social de potenciais entidades da Arquidiocese de São Paulo, e proporcionar o diálogo em torno das possibilidades de construção conjunta de ações extensionistas junto ao público dessas instituições. Visa, também, contribuir, ao jovem estudante, oportunidades de apreciar outros espaços e modalidades de aprendizagens, produção e partilha de conhecimentos, sociabilidades e interação entre o campo da tecnologia, das engenharias com territórios socioeducativos.

Na 1ª Oficina de Extensão Universitária, realizada no dia 17/5, a Cáritas Arquidiocesana, associação civil independente de direito privado que opera com autonomia administrativa, patrimonial e financeira, sem fins lucrativos, de amplitude nacional e internacional, ligada à Igreja Católica, foi convidada na pessoa do coordenador o Diácono Márcio, para apresentar sua missão e campos de atuação. O evento foi coordenado por dra. Walkíria Ferreira Guedes, assessora de Pastoral Universitária, no campus Marquês de Paranaguá e o prof. dr. Mário Farah, do Curso de Ciências da Computação e da Engenharia. A participação de professores e alunos foi valiosa para o êxito do evento.

Dessa atividade resultou a visita à Sede da Cáritas, pela profa. Luci Mari Tabuti com seus alunos do curso de Engenharia Biomédica, a assessora da Pastoral Universitária e o prof. Mario Farah (FCET-PUC). As trocas de experiências e de conhecimentos ocorreram através das apresentações de projetos desenvolvidos pelos alunos, sob a orientação da profa. Luci, assim como dos projetos realizados por voluntários e colaboradores da Cáritas, na Região da Brasilândia: capacitação e geração de renda e serviços aos refugiados.

As bases para um trabalho conjunto foram lançadas e estão sendo analisadas, com bastante otimismo, pelas partes envolvidas. Esse foi um feliz encontro!

Contato: pastoral.marques@pucsp.br / wguedes@pucsp.br.