Pesquisador irlandês fala sobre educação especial e inclusiva

Docente estará na PUC-SP em novembro

por Redação | 01/11/2018

No dia 6/11, às 9h, o professor Trevor O'Brien, membro do departamento de Psicologia da Educação e Educação Inclusiva e Especial da Mary Immaculate College (Irlanda), parceira da PUC-SP, estará no campus Monte Alegre para ministrar a palestra Formação de Professores para atuar com Educação Especial: a experiência irlandesa. A palestra será em inglês, com tradução, no campus Monte Alegre, auditório 100-A (1º andar, prédio novo).

“A PUC-SP, assumindo seu compromisso com a Educação Inclusiva recebe O’Brien para compartilhar estudos e ações envolvendo nesta área de conhecimento”, afirma a profa. Neide Noffs, responsável pela vinda do docente.

A educação especial atende pessoas com deficiências no campo da aprendizagem e transtornos globais de desenvolvimento em instituições especializadas como, por exemplo, escola para surdos, cegos, pessoas com deficiência intelectual etc. No Brasil, ressalta a profa. Neide, o sistema educacional propõe a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas de ensino regular. “A Educação Inclusiva superou o momento da escola de segregação, de integração, entendendo que a dimensão da inclusão requer uma mudança de cultura, de práticas, de estilos de aprendizagem em relação a necessidades de cada pessoa, seja ela comum ou especial. A inclusão propõe que as pessoas com deficiência estudem em escola regular, ampliando assim a oportunidade de desenvolvimento e aprendizagem”, defende a docente da PUC-SP.