Pós em Educação: História, Política, Sociedade tem estudante premiada em congresso internacional

Premiação aconteceu no "XI Congresso Internacional de Diversidade Sexual, Etnicorracial e de Gênero organizado pela Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura".

por Redação | 01/12/2023

A dissertação de mestrado, da agora doutoranda em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP, Lucas Silva Dantas, ficou entre as 5 finalistas do prêmio de dissertações e teses do "XI Congresso Internacional de Diversidade Sexual, Etnicorracial e de Gênero", organizado pela Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura.

O trabalho intitulado “Dissidência, resistência e transgressão no espaço escolar: vozes trans, negras, indígenas e de pessoas com deficiência na encruzilhada epistêmica”, foi orientado pelo prof. Carlos Antonio Giovinazzo Junior (Pós em Educação: História, Política, Sociedade), e defendido em 2021. A premiação aconteceu no dia 24/11, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A doutoranda recebeu o certificado de menção honrosa das mãos de Jaqueline Gomes de Jesus e Luma Nogueira de Andrade, ambas da Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura.

Para Dantas o reconhecimento desse trabalho foi importante por ser fruto de pesquisas que tiveram a colaboração de muitos colegas. "Estou muito feliz por este reconhecimento, por tudo que escrever essa dissertação modificou na minha vida, pela orientação sábia e impecável do prof. Carlos Antonio Giovinazzo Júnior, por todas as pesquisadoras que estudei e que me mostraram que é preciso resistir e transgredir a cisheteronormatividade, o racismo e o capacitismo no espaço escolar. Acredito que escrever é uma forma de vingança, uma forma de fazer justiça, uma forma de contar a história, de fazer da teoria um lugar de cura! Foi isso o que aprendi com Luma Nogueira de Andrade, Megg Rayara Gomes de Oliveira, Candice Aparecida Rodrigues Assunção, Anahi Guedes de Mello, Maria da Conceição dos Reis, Maria José dos Santos, Célia Nunes Correa Xakriabá e Mirna Kambeba, as pesquisadoras que inspiraram e conduziram o meu trabalho, que foram alimento e referência.".

A estudante ressaltou ainda o trabalho que vem desenvolvendo no Pós em Educação: História, Política, Sociedade. "Esse trabalho também é resultado de muitas coisas que tenho aprendido, trocado e investigado no programa de Educação: História, Política, Sociedade da qual ainda faço parte, meus professores e colegas pesquisadores são parte dessa trajetória. Estamos aqui, para mais do que denunciar, anunciar novas possibilidades de resistência, permanência, transfiguração!".