Pós-graduação no Brasil: área tem grandes desafios para os próximos dez anos

Especialistas trataram da questão na aula inaugural de pós-graduação da PUC-SP

por Cláudio Oliveira | 29/04/2022

O evento PNPG e as perspectivas para a pós-graduação brasileira, realizado online dia 27/4, marcou a aula inaugural do primeiro semestre 2022 da Pós-Graduação da PUC-SP.

Participaram a reitora Maria Amalia Andery, o prof. Jorge Luis Nicolas Audy (PUC-RS) e a profa. Concepta Margaret McManus Pimentel (Connie McManus) (UnB). O pró-reitor de Pós-Graduação, prof. Márcio Alves da Fonseca, foi o mediador.

Reflexão sobre o Plano Nacional de Pós-Graduação e suas perspectivas para os próximos dez anos inaugurou não somente o semestre letivo, mas uma série de debates em torno do tema que ainda serão promovidos pela PUC-SP este ano.

Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PNPG, o prof. Audy afirmou que houve grandes avanços a partir da criação da comissão, mas também o surgimento de novos desafios e demandas. “Portanto, é necessário que o trabalho seja continuado, para que sigam sendo discutidas as novas diretrizes para o próximo decênio”, defendeu.

A profa. Connie McManus trouxe, na sequência, dados sobre o futuro da pós-graduação brasileira, apontando resultados dos últimos anos, novas demandas e perspectivas na área. Entre as informações apresentadas, estavam números por região do país. Segundo os estudos, nos últimos dez anos a região Norte teve um crescimento de 112% em cursos, já a Nordeste 79%.

Os dados destacaram ainda que a PUC-SP está bem em relação ao número de alunos por professor, tanto matriculados quanto titulados, tendo aproximadamente o dobro, se comparado às federais ou públicas. Para a profa. Connie, isso mostra um bom entendimento da PUC-SP sobre as necessidades do público de pós-graduação.

Fechando a mesa, a reitora Maria Amalia destacou a importância da existência de políticas de Estado e de programas de financiamento para a manutenção dos programas de pós-graduação no Brasil. "Até mais importante do que as avaliações dos cursos nos modelos atuais é observar qual a relevância deles à sociedade como um todo, aos processos civilizatórios do país", afirmou.

Assista à íntegra do evento a seguir:

- Dr. Jorge Luis Nicolas Audy (PUC-RS) - Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RG) e Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da mesma Universidade. Foi Presidente do FOPROP (Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Universidades Brasileiras) e membro da equipe que elaborou o PNPG 2011-2020, bem como presidiu a comissão Especial de Acompanhamento do PNPG 2011-2020.
 
- Profa. Dra. Concepta Margaret McManus Pimentel (UnB) - Professora Titular da Universidade de Brasília (UnB), membro da Comissão Temática do CCT (CNPq), colaboradora de inúmeras instituições e universidades no Brasil e no exterior e foi Diretora de Relações Internacionais da CAPES (2016-2019).

- Profa. Dra. Maria Amália Pie Abib Andery (PUC-SP) - Magnífica Reitora da PUC-SP

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