Prêmio Déa Fenelon de Ensino de História: homenagem à docente da PUC-SP

Leia texto do Departamento e do Pós em História sobre a homenagem da Associação Nacional dos Professores de História

por Redação | 27/10/2020

No ultimo dia 15 de outubro, Dia dos(as) Professores(as), a Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH) lançou o Prêmio Déa Fenelon de Ensino de História. O objetivo é reconhecer e dar visibilidade a práticas de ensino de história desenvolvidas por professores nas escolas de ensino básico em todo o país.

O Departamento e o Pós em História da PUC-SP escreveram um texto sobre a homenagem da ANPUH à professora Déa Fenelon (1933-2008), que deu aulas na Universidade por mais de 20 anos. Leia a seguir:

“Déa Fenelon veio para PUC-SP em 1984 e, anteriormente, teve atuação de destaque nos cursos de História de diversas universidades, entre as quais a UFMG, a UNB e a  UNICAMP. Na PUCSP, Déa, além de assumir diretamente o exercício de inúmeros cargos de liderança – Coordenação do Programa do Programa de Pós-Graduação em História, Presidente da Comissão de Pesquisa do CEP,  coordenação de projetos de cooperação nacional e de vários outros  projetos coletivos de pesquisa, dirigiu o Escritório de Projetos e Convênios -  participou ativamente do dia a dia da   vida comunitária da universidade.

Tanto aqui como em outras instituições, a atuação da professora sempre combinou a seriedade e generosidade profissional e acadêmica a uma militância ativa nas questões profissionais e políticas da agenda pública.

Para além de sua  atuação em várias universidades do país, teve importante participação nos rumos da ANPUH – Associação Nacional dos Professores de História,  da qual foi presidente, e também  nas políticas de patrimônio histórico da cidade,  ao assumir direção  do DPH - Departamento de Patrimônio Histórico de São Paulo, na gestão de Marilena Chauí na  Secretaria da Cultura e de Luíza Erundina na Prefeitura do Partido dos Trabalhadores,  entre 1989 e 1992. Mas foi a preocupação com a formação do historiador – professor/pesquisador e com a qualidade do ensino de história em seus vários níveis que esteve no centro de toda a sua militância profissional.

No difícil momento atual no qual prevalecem políticas educacionais moldadas no negacionismo e no autoritarismo conservador e que ameaçam a própria existência da história como disciplina escolar, os professores do Programa de Pós-Graduação e do Departamento de História da PUC-SP se juntam a ANPUH nesta homenagem que reconhece e valoriza os compromissos políticos e profissionais de Déa Fenelon com o exercício da profissão de historiador e com a promoção do ensino da História  como espaço de construção de referências humanísticas e da reflexão crítica para a cidadania democrática.”

Clique aqui para saber mais sobre o Prêmio Déa Fenelon de Ensino.