Professora participa de oficina Latin America Grants

por Redação | 17/12/2018

Entre os dias 6 e 10 de novembro, a coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP, Janie Maria de Almeida, participou da oficina Latin America Grants (LAG) 2018, promovida pelo Centro de Desenvolvimento Docente da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto e pelo National Board of Medical Examiners (NBME).

O encontro marcou a primeira atividade do projeto “Desenvolvimento Docente (DD) para a avaliação programática do estudante em cursos de graduação da área da saúde no Brasil”, selecionado e financiado pelo NBME, com duração de 24 meses.

O intuito do projeto DD é capacitar professores que atuam em cursos distintos na área da saúde, visando criar condições para iniciar a execução de ações próprias da avaliação programática do estudante.

O DD será executado em quatro fases. A primeira é a apreciação objetiva das condições em que se dá a avaliação dos estudantes. Na etapa seguinte, serão desenvolvidas, dentro das instituições participantes, atividades intensivas centralizadas na capacitação dos professores (espera-se contar com a participação de especialistas da NBME). A terceira fase envolverá um grupo maior de docentes, incluindo cada unidade participante. No início da última etapa, os cursos serão estimulados a introduzir novas práticas avaliativas e do DD. Para encerrar, será feita uma nova apreciação objetiva do que mudou em cada curso, em termos de cenário de avaliação dos estudantes e do DD.

Segundo a coordenadora do curso da PUC-SP, participar da atividade foi uma oportunidade ímpar, com uma temática tão necessária para a formação dos profissionais da saúde. “A importância maior está, principalmente, no aspecto da avaliação de atitudes e habilidades clínicas e procedimentais, que é realizada no curso de Enfermagem há mais de 10 anos. Essa avaliação formativa é um dos maiores desafios e precisa ser implementada”, contou Janie.

Ao todo, mais seis instituições estão envolvidas no consórcio: Unicamp, UFScar, UFMG, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Universidade de Passo Fundo e USP.

De acordo com Janie, a capacitação dos professores será realizada em abril de 2019 e possibilitará a discussão para o domínio do conceito da avaliação programática do estudante e maior ênfase na avaliação formativa. “Sem dúvidas, será uma mudança de paradigma”, afirmou.

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