Professores realizam pesquisa sobre ensino remoto: participe

Professores e estudantes podem participar respondendo a questionários anônimos

por Redação | 28/09/2021

Professores e estudantes da PUC-SP podem participar de uma pesquisa em andamento, que tem como objetivo produzir conhecimento sobre o ensino remoto emergencial e oferecer informações que possam servir de subsídios à Instituição para a tomada de decisões pedagógicas durante e pós pandemia. “O resultado será de grande valia para toda a comunidade acadêmica, incluindo, obviamente, os alunos, os quais tendem a ser os maiores beneficiários”, afirmam os docentes que organizam a pesquisa: Nelson Antonio Simão Gimenes (Departamento de Formação Docente), Myrt Tania de Souza Cruz (Departamento de Administração), Roberto Sanches Padula (Departamento de Administração) e Laerte Apolinario Junior (Departamento de Relações Internacionais).

O trabalho está sendo feito com apoio do PIPEq, o Plano de Incentivo à Pesquisa da PUC-SP – Pesquisa Aplicada à Docência (PIPAD). Inicialmente, os docentes haviam apresentado projetos individuais ao edital do PIPEq, buscando, de maneira geral, analisar as percepções de professores e estudantes sobre o ensino emergencial remoto, identificando possíveis problemas, aprendizados, inovações e aprimoramentos. Estimulados pela Pró-Reitoria de Graduação, e em comum acordo, os professores decidiram realizar em conjunto as suas pesquisas, no intuito de otimizar os recursos disponibilizados pela Instituição.

Como parte da execução dos projetos, foram construídos instrumentos de pesquisa para a coleta de dados, na forma de questionários a serem respondidos por professores e por alunos. Os questionários são anônimos e foram aprovados pelo Comitê de Ética.

Clique em um dos links abaixo para participar:

Questionário para docentes

Questionário para estudantes