PUC-SP e Sírio Libanês realizam webinar sobre retorno ao presencial

Atividade contou com a participação de funcionários e professores

por Bete Andrade | 20/09/2021

O Hospital Sírio-Libanês realizou, na manhã do dia 20/9, um webinar exclusivo para docentes e funcionários da PUC-SP, com o tema “Panorama Covid-19 e principais medidas de precaução a serem adotadas pelos colaboradores” (Clque aqui para assistir.). A entidade de saúde tem prestado consultoria à Universidade e à mantenedora Fundasp, quanto à pandemia da Covid-19. Clique aqui para saber mais sobre a parceria.

A atividade online teve a participação do médico André Osmo e foi mediada pelo prof. Luiz Augusto de Paula Souza (Tuto, da FACHS). Dr. André traçou um panorama geral do que vem sendo a pandemia de Covid-19, suas fases no Brasil e no mundo, e a recente queda no número de novos casos e na mortalidade, ocorridas após o avanço da vacinação. O médico também falou sobre o retorno das mais diversas atividades, especialmente na cidade de São Paulo. “Com mais de 50% da população imunizada na capital, é o momento de retornar, temos certeza, mas precisamos fazer isso com cautela, mantendo as medidas protetvas”.

Na sequência, Dr. André destacou os procedimentos essenciais no combate à pandemia, tais como o uso correto da máscara, distanciamento de pelo menos 1,5 metro e a boa ventilação dos locais, e ressaltou a importância da vacinação. “Ela oferece proteção individual e coletiva. Quando conseguirmos chegar a 85% da população brasileira vacinada, com duas doses, reduziremos drasticamente a transmissão e a circulação do vírus”, concluiu.

Após a exposição do médico sobre a pandemia, o prof. Tuto apresentou as dúvidas que professores e funcionários enviaram pelo chat. Surgiram questionamentos sobre como manter a segurança no transporte público, os melhores tipos de máscara e a forma correta de utilizá-las, segurança dos grupos de risco, uso e higienização dos equipamentos de trabalho, entre outras.

O  docente aproveitou a oportunidade para lembrar que os protocolos de segurança elaborados pela PUC-SP, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, neste momento, impõem como regra a liberação dos funcionários pelo departamento médico da Fundasp, além de rodízios dos mesmos nos setores da Universidade, por no máximo 4 horas por dia, 2 dias por semana. Também ressaltou que apenas foram liberadas para uso as salas que possuam ventilação adequada.

O médico respondeu mais algumas perguntas sobre cuidados e transmissão e concluiu sua participação reforçando que, fundamentais para o combate à pandemia, são "consciência e ação coletivas, assim como a persistência até que a contaminação esteja sob controle". “Nos países em que a doença já está controlada, as pessoas circulam sem máscaras e são permitidas até aglomerações. Mas isso só é possível porque grande parte da população local já foi vacinada, em geral acima de 80%. O nível de transmissão aqui no Brasil ainda é muito elevado, quando conseguirmos baixar, poderemos relaxar mais”.