PUC-SP inicia modernização de 48 salas de aula no Edifício Bandeira de Mello

Intervenções no prédio do Campus Monte Alegre beneficiarão mais de 4,5 mil estudantes a partir de 2026

por Cláudio Oliveira | 10/12/2025

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) deu início ao processo de modernização de 48 salas de aula localizadas no corredor do lado da Rua João Ramalho, no Edifício Reitor Bandeira de Mello, no Campus Monte Alegre, em Perdizes (SP). As intervenções, previstas para início imediato, beneficiarão mais de 4,5 mil estudantes e incluem climatização, pintura, troca de portas, adequação da iluminação e substituição de forros. 

A reforma será viabilizada pela combinação de recursos oriundos da Fundação São Paulo (FUNDASP), mantenedora da Universidade, e da captação promovida pelo projeto Aliança PUC 80, que tem como objetivo aproximar a PUC-SP do mercado, potencializando a conexão entre conhecimento científico, inovação e desafios contemporâneos.  

A intervenção marca um avanço significativo no conforto térmico oferecido à comunidade acadêmica, segundo afirmou o reitor da PUC-SP, professor Vidal Serrano Nunes Jr. “A partir de 2026, todas as salas deste prédio contarão com sistema de climatização, garantindo melhores condições para mais de 4 mil estudantes. Essa conquista é um dos primeiros frutos do Projeto Aliança PUC-80, iniciativa da Reitoria voltada à formação de parcerias estratégicas com diferentes atores do setor privado. É só o começo, nossa gestão pretende avançar nos projetos de modernização, honrando nosso compromisso com a comunidade puquiana.”  

As obras contemplam a instalação de um sistema central de ar-condicionado, semelhante ao que já foi implantado no corredor voltado para a Rua Bartira. A modernização busca corrigir deficiências antigas resultantes da estrutura original do edifício, um prédio histórico que apresenta desafios técnicos para intervenções de grande porte — entre eles, infraestrutura elétrica antiga, limitações estruturais e necessidade de adequação cuidadosa dos espaços.  

Reivindicação estudantil  

A necessidade de modernização da climatização ganhou destaque na imprensa em março de 2024, quando uma reportagem publicada pelo G1 repercutiu protesto realizado por estudantes da Universidade. O ato, intitulado “biquinaço”, foi realizado na “prainha” e reivindicou a climatização das salas em meio a uma das semanas mais quentes daquele ano. À época, a PUC-SP afirmou que estava ampliando gradualmente a climatização de seus espaços e reconheceu que o quadro ainda não era o ideal — situação revertida agora com a alocação de recursos para modernização das salas.  

O edifício que receberá as melhorias homenageia o professor Oswaldo Aranha Bandeira de Mello, primeiro reitor leigo de uma universidade católica no Brasil. À frente da Reitoria da PUC-SP entre 1963 e 1972, Bandeira de Mello foi reconhecido por sua gestão inovadora. O prédio que leva seu nome foi erguido a partir de 1970, em um terreno que antes abrigava as hortas do antigo convento onde a Universidade se instalou. No local, funcionaram quadras de futebol, basquete e bocha — e as atuais escadarias da conhecida “prainha” eram, originalmente, as arquibancadas dessas quadras. 

 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.