PUC-SP lamenta morte do Pe. Ticão

Paróco da Igreja São Francisco de Assis, em Ermelino Matarazzo, morreu aos 68 anos, por conta de uma parada cardíaca.

por Redação | 04/01/2021

É com grande pesar que a PUC-SP, por meio da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias, noticia o falecimento do Padre Antônio Luiz Marchioni, conhecido como Pe. Ticão, paróco da Igreja São Francisco de Assis em Ermelino Matarazzo (zona leste), aos 68 anos, por conta de uma parada cardíaca.

Solidário, o Escritório Modelo "Dom Paulo Evaristo Arns" em sua atuação ampla e geograficamente complexa atua nas comunidades do Cangaiba e da Vila Progresso, que são regiões próximas ao trabalho desenvolvido pelo Pe. Ticão e sente e sabe o peso desta perda tão significativa para toda a região e a cidade na luta pelos direitos sociais e justiça social.

Padre Ticão marcou a vida da Cidade desde o final da Ditadura Militar, ao longo de 42 anos de vida sacerdotal, tendo tido uma grande atuação pelas causas sociais da zona leste de São Paulo. Segundo a União dos Movimentos de Moradia, “Ticão foi fundamental para que a igreja católica estivesse presente na luta popular, com a Teologia da Libertação e a opção preferencial pelos pobres. Na década de 80, coordenava ocupações de terra com milhares de famílias, desafiando a recente democracia na defesa do direito à moradia. Defensor do Mutirão e da Autogestão, atuou na conquista do teto para milhares de famílias.”
Lutou pelos direitos sociais dos mais vulneráveis, sendo decisivo para trazer, mais recentemente, benefícios para a região, como o campus da Universidade Federal de São Paulo, entre outros equipamentos públicos, especialmente nas áreas da saúde e educação.

Padre Ticão, chamado por Dom Angélico Sandalo Bernardino, de o “Trator de Deus” incorporou em sua agenda visionária e progressista, a difusão dos saberes da medicina tradicional e da fitoterapia, difundindo por meio de cursos, junto a médicos e cientistas, o uso terapêutico da cannabis medicinal. Padre Ticão manteve sua luta incansável, mesmo recebendo perseguição e ameaças de morte por essas ações.

Sua atuação constitui um relevante legado a ser prosseguido, lembrado e visibilizado, não só como um religioso comprometido com a justiça e igualdade, mas por sua contribuição com os movimentos sociais para a construção de políticas públicas participativas e efetivação de direitos fundamentais, levando conhecimento e informação à população e auxiliando na sua organização para a reivindicação junto aos poderes públicos.

Em 2010 participou da criação do movimento Igreja Povo de Deus em Movimento (IPDM) e da Escola de Cidadania Pedro Yamaguchi, mantendo formações e cursos para a população da região. Por meio do fortalecimento da Rede das Escolas da Cidadania  contribuiu para ampliar o conhecimento das populações vulneráveis,  fortalecendo a cidadania ativa.

Enfim, celebramos que o 'trator' tenha semeado para que os direitos humanos sejam reconhecidos e efetivados em nossa cidade e no país.

A missa de 7 dia do Padre Ticão acontece na quinta-feira (7/1), às 20h, e será transmitida ao vivo pelas redes sociais:

fb.com/paroquiasaofranciscodeassis/live

youtube.com/paroquiasaofranciscodeassis/live

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------