PUC-SP na Mídia: a memória de São Paulo e uma ex-aluna

Conheça a história do calçamento mais famoso da capital e o que ela tem a ver com nossa estudante

por Redação | 03/02/2021

Mirthes Bernardes formada em Pedagogia e Serviço Social pela PUC-SP nos anos 60 é uma personagem anônima, mas dona de uma criação das mais famosas na cidade de São Paulo. Ela é a criadora do desenho típico do calçamento da capital.

Veja abaixo, texto publicado por São Paulo São / Wikipedia / Blog da Arquitetura / Grupo AMO SÃO PAULO: 

"Em meados de 60 Mirthes Bernardes formada Pedagogia e Serviço Social pela PUC-SP, que também tinha diversas habilidades, cursos e formação no campo das artes, trabalhava como desenhista na Secretaria de Obras da Prefeitura de São Paulo.

Um dia seu chefe pediu um lápis emprestado e ao abrir a gaveta vislumbrou um desenho, ficou intrigado e perguntou quem desenhou, Mirthes disse que foi ela, na época a prefeitura tinha lançado um concurso para o desenho do novo calçamento da cidade, seu chefe pediu para que ela passasse para o papel vegetal porque ela iria concorrer no concurso.

Sagrou-se campeã após passar por uma comissão julgadora composta de 17 pessoas.

Por motivos legais a patente industrial foi feita somente após o concurso, mesmo tendo sido informada que teria um percentual de remuneração por calçada implantada, com exceção de canteiros centrais ela recebeu apenas alguns reconhecimentos públicos.

Ao longo de 50 anos seu desenho foi marca registrada na cidade, onde os transeuntes viam duas versões de padronagem e materiais, em lajota e pedra portuguesa no mesmo padrão de cores.

Embora ainda se encontre pela cidade, quando precisam de manutenção nem sempre são repostas e como não são tombadas estão sumindo do calçamento paulistano e no último dia 18 de dezembro (de 2020) após 86 anos a luz de Mirthes se apagou neste planeta."

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.