Racismo e lugar de fala: professores da PUC-SP em destaque no Instagram

Djamila Ribeiro e Fabio Mariano da Silva ocupam perfis na rede social para falar sobre o tema

por Redação | 09/06/2020

Durante todo o mês de junho, a filósofa Djamila Ribeiro, professora de Jornalismo Contra-Hegemônico na PUC-SP, ocupa a página no Instagram do ator Paulo Gustavo, que decidiu ceder a conta para promover um amplo debate das questões raciais no Brasil entre seus mais de 13 milhões de seguidores. Autora dos livros Lugar de Fala, Quem tem medo do Feminismo Negro? e Pequeno Manual Antirracista, Djamila considerou a ação histórica. "Só tenho a agradecer Paulo Gustavo por esse posicionamento consciente. Lugar de fala é isso: como eu, do meu lugar social, posso impactar para a equidade do grupo em condições sociais desfavorecidas? A ação de Paulo Gustavo nos convoca a novas possibilidades", afirmou em um post na rede social

Em sua primeira postagem no Instagram do ator, a docente da PUC-SP listou os temas que irá abordar, como relações raciais, lugar de fala, racismo estrutural, entre outros.

Inspirado pela iniciativa, o perfil Prazerele convidou Fabio Mariano da Silva, pesquisador do grupo Inanna (Núcleo de Pesquisa sobre sexualidades, diferença, gênero e pós-colonial), professor dos cursos de extensão Masculinidades Contemporâneas e O Estado e o Corpo, e secretário-geral da Reitoria, para também ocupar a página durante o mês de junho com conteúdos relacionados ao racismo, somado a outras vozes. "O racismo atravessa a todos nós e nossas relações, e ainda que pessoas brancas não se declarem racistas ou não sejam signatárias do pacto da branquitude, elas se beneficiam dessa estrutura, como bem nos ensinou Sueli Carneiro", ressalta Fabio Mariano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.