Recepção Solidária: PUC-SP promove ação de doação de cabelo para pacientes em tratamento contra o câncer

Atividade aconteceu no dia 5/3, no hall da Biblioteca Nadir Kfouri, em parceria com o Instituto Amor em Mechas

por Renata Nascimento | 06/03/2024

Na manhã da última terça-feira, 5/3, a PUC-SP recebeu o Instituto Amor em Mechas, no hall da Biblioteca Nadir Kfouri, para uma ação em conjunto. A atividade faz parte da programação da Recepção dos Novos Alunos. A parceria teve como objetivo coletar doações de cabelo para a confecção de perucas para mulheres que lutam contra o câncer e sofrem com a queda de cabelo em decorrência do tratamento.

Promovido pela Pastoral Universitária e pela Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias, a Recepção Solidária contou com ampla participação da comunidade puquiana.

Juntos podemos mais

Débora Pieretti, fundadora do Instituto Amor em Mechas, conta que este é o terceiro ano do trote solidário na PUC-SP. “Pra nós, é muito importante promover essa ação e ficamos felizes com a confiança da Universidade no nosso trabalho. Eu comecei o projeto depois da minha experiência pessoal. Eu tive câncer de mama em 2015 e, quando carequinha, ganhei uma peruca e vi o quanto essa peruca foi importante pro meu tratamento, pra enfrentar os olhares de pena e enfrentar o espelho”, afirma.

“O objetivo do Amor em Mechas é elevar a autoestima da mulher que está passando pelo tratamento quimioterápico. Na verdade, a gente doa mais que uma peruca, nós doamos o kit do amor que vai peruca, lenço, álcool em gel, colar de pérola, brinco, maquiagem, máscara, livro de autoajuda, tudo isso dentro de uma bolsa e de forma gratuita”, conta Débora.

Ela também conta que o Instituto doa cerca de 110 perucas por mês para todo o Brasil. “Desde o início do projeto, nós já doamos 5.906 kits, são quase 6 mil mulheres que tiveram sua autoestima renovada durante um período tão difícil que é a luta contra o câncer. O Amor em Mechas é uma instituição formalizada que completa 7 anos neste ano. As pessoas podem doar financeiramente ou podem doar mechas de cabelo. Também arrecadamos lenços e bijuterias novas, usadas ou quebradas. A nossa sede fica na Alameda Olga e temos mais de 400 pontos de coleta para arrecadação de cabelos”, finaliza.

Isabela Gama, estudante de Jornalismo

Todo ano que tem doação de cabelo e sangue aqui na faculdade eu participo, acho que é uma forma da gente ajudar a sociedade e o próximo. Essas ações da faculdade, ligadas à Pastoral Universitária, são ações muito legais e que incentivam a gente a parar e pensar no próximo. O cabelo é uma coisa que mexe com a nossa autoestima e a doação é uma forma de ajudar uma pessoa que está passando por um momento difícil. Isso sempre foi uma coisa importante pra mim, eu doo o cabelo há anos e confesso que a Universidade promover essas ações faz com que eu fique ainda mais incentivada a doar. Hoje eu não tinha aula, vim pra PUC-SP especialmente para doar o cabelo.

Mariana Cavalieri, estudante de Direito

Eu decidi doar o cabelo porque, na verdade, a gente sempre vê essa iniciativa aqui, mas nunca tive coragem de doar porque sou muito apegada com o meu cabelo, mas eu e minha amiga decidimos doar para ajudar outras pessoas. Do mesmo jeito que eu gosto muito do meu cabelo, se ele pode ajudar outras pessoas, não tem porque ficar só comigo.

As pessoas que estão passando por algum tratamento contra câncer perdem cabelo, e sei o quanto isso mexe com a autoestima. Eu tenho conhecidas que estão lutando contra o câncer e eu sei que essa questão do cabelo é uma das que mais influencia durante a luta, e se fosse comigo eu gostaria que alguém me ajudasse e se disponibilizasse para doar o cabelo pra que eu pudesse me sentir melhor comigo mesma.

Como doar

O Instituto Amor em Mechas aceita doações de mechas (mínimo 15 cm), bijuterias novas e usadas, lenços e doações financeiras. São cerca de 400 pontos de coleta em todo o Brasil, basta achar o mais próximo da sua residência ou enviar via correio para a sede localizada na Alameda Olga, número 422, conjunto 62, na Barra Funda.

Saiba mais no site: https://amoremmechas.com/home

Confira as fotos do evento abaixo.