Jornalismo promove encontro com Heródoto Barbeiro e Nilo Frateschi Jr.
Profa. Misaki Tanaka foi responsável pelo evento que aconteceu no laboratório de vídeo
O Ranking Universitário Folha 2023 (RUF), divulgado no último domingo (12/11), destacou que a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) é a Melhor Universidade privada do Brasil em qualidade de ensino.
A PUC-SP também lidera a lista de universidades privadas com o maior número de cursos que ocupam o 1º lugar no Ranking de Graduação, são eles: Ciências Contábeis, Filosofia, História, Letras, Pedagogia, Psicologia, Relações Internacionais e Serviço Social.
Além disso, quatro cursos da PUC-SP estão entre os melhores do país, incluindo as universidades públicas, são eles: Filosofia (3º), Relações Internacionais (3º), Pedagogia (4º) e Serviço Social (5º).
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1º lugar entre as universidades privadas do país e 3º lugar entre todas as universidades do Brasil
“O curso de graduação em Filosofia da PUC-SP oferece aos seus alunos uma ampla e inovadora visão da ciência e da história do conhecimento, tanto pela variedade de pesquisas que cada docente desenvolve, de acordo com as diversas áreas da filosofia, quanto por seus reconhecimentos nacionais e internacionais. Os discentes têm a liberdade de desenvolver pensamento crítico e fundamentado, podendo fazer a escolha de suas próprias grades curriculares, de acordo com o campo da Filosofia de seu interesse, e de pesquisar de forma criativa e científica com excelência no uso da variedade de perspectivas da filosofia, dos docentes e no uso da sua própria vontade.
Na minha experiência pude desfrutar imensamente do curso que me instruiu método científico, ao mesmo tempo, sobre a própria construção do conhecimento e da ciência, possibilitando liberdade e autonomia para contribuir para o debate que constitui a ciência em um momento tão crítico para a humanidade. A Filosofia é a fundadora de todas as ciências humanas e exatas. É a ciência investigadora da ética e de sua relação com a política, assim é transformadora da razão vigente. Pensar em um mundo novo, em novos problemas e em novas soluções, é pensar filosoficamente. Recomendo o curso aos destemidos em busca por justiça e transformação social", afirma Victoria Rossetti, estudante do 6º semestre de Filosofia.
“Trata-se do curso mais antigo do Brasil, com professores de destaque em suas áreas e com ampla dedicação à pesquisa. O ranking expõe a excelência e o vanguardismo da PUC-SP no âmbito do ensino e da pesquisa em Humanidades, sendo o curso de Filosofia um espaço importante da história da própria universidade”, afirma o prof. Jonnefer Barbosa, coordenador do curso de Filosofia.
1º lugar entre as universidades privadas no país e 3º lugar entre todas as universidades do Brasil
“A minha experiência no curso de Relações Internacionais se provou única e rica no meu desenvolvimento tanto pessoal, quanto acadêmico e minha futura atuação profissional. Os docentes de quem tive a honra de ser aluno oferecem um ensino amplo, voltado para o desenvolvimento da capacidade de percepção e questionamento do mundo nossa volta, com um amplo incentivo a debates abertos, imprescindíveis para relações internacionais onde é necessária uma visão ampla e integrativa para a análise completa e efetiva dos processos internacionais em voga na atualidade. A faculdade também me ofereceu várias oportunidades para o meu desenvolvimento de habilidades como o projeto com o Ministério da Justiça no Conselho Nacional para Refugiados, participação em Empresa Júnior, simulação de debates, monitorias acadêmicas e participação no Observatório de Notícias Internacionais em Jornais Brasileiros", afirma Lucca Gianni Figueiredo Stevenson, estudante de RI.
“É muito satisfatório ver que o curso de Relações Internacionais da PUC-SP segue com posição de destaque em rankings como a RUF, que além da qualidade de ensino também computa a avaliação do mercado. Assumimos a terceira colocação geral e a primeira posição entre as universidades privadas, o que é resultado de um projeto de curso atualizado, crítico e responsivo aos grandes desafios globais e demandas profissionais da nossa área”, afirma a profa. Luiza Rodrigues Mateo, coordenadora do curso.
1º lugar entre as universidades privadas do país
“Meu nome é Juliana Tessitore França, me formo na Psicologia da PUC-SP agora em 2023, daqui 16 dias. Minha experiência com o curso foi melhor do que eu jamais poderia imaginar. Nele tive contato com as mais diversas frentes de atuação, métodos e técnicas da área. Agora, já prestes a me formar, tenho um caminho futuro bem definido e me sinto completamente preparada para exercer minha profissão. O curso de Psicologia da PUC-SP é extenso, mas faria tudo novamente, pois lá tive a oportunidade de crescer não apenas como psicóloga, mas também como pessoa. Os professores e os alunos vivem o curso de maneira crítica, compromissada e acolhedora. Existe um sentimento de pertencimento grande uma vez que você adentra esse espaço, aprendemos a nos apropriar de nossas habilidades já existentes e a desenvolver nossas potencialidades. Portanto, vejo que é um curso completo e significativo no processo de formação como psicóloga, te abre novas possibilidades de pensar e exercer a Psicologia como um todo e em suas especificidades”, afirma Juliana Tessitore França, estudante do último semestre de Psicologia.
“Temos um curso comprometido com a história da Psicologia, seus avanços e conquistas, um corpo docente preocupado com a formação de professionais críticos, em defesa dos debates que envolvem as questões humanas e sua complexidade. Os desafios da profissão apresentados na diversidade de abordagens, temas e autores, garantia de um aprofundamento em questões que envolvem o indivíduo, as famílias, a sociedade e as institucionais, as relações humanas analisadas em uma diversidade de situações. Um currículo cuidadoso requer tempo e experiência, então, oferecemos um curso integral de 5 anos, grupos de supervisão com número reduzido de estudantes, acompanhados com proximidade nas supervisões, projetos e programas de intervenção em várias áreas de sociedade. Uma formação vinculada com a pesquisa - Iniciação Científica, TCCs e Projetos de Extensão; busca-se integrar o corpo discente a uma vivencia no campus, com atividades do Centro Acadêmico, da Bateria; as Atlética; várias Ligas e grupos de estudantes com pautas que refletem as questões sociais da atualidade. A experiência da formação em um curso que promove a reflexão, a discussão, apresenta desafios e entende sua importância social. De fato, temos uma formação consistente e desafiadora”, afirma o prof. Claudinei Affonso, coordenador do curso.
1º lugar entre as universidades privadas do país
“Os três anos que passei na PUC foram repletos de risadas, choros e nervosismo, mas são definitivamente três anos que eu nunca esquecerei. Iniciamos a graduação durante a pandemia, tivemos de nos readaptar às aulas presenciais até que nossas vidas voltassem ao normal. Pude conhecer uma série de áreas de trabalho, entender procedimentos e teorias para fundamentar as minhas escolhas de tradução e estudar autores que sempre tive interesse em conhecer mais além de analisar seus trabalhos. Mas posso dizer com toda a certeza do mundo que o ponto mais forte desse curso são as professoras e os professores, que, independente do formato da aula, sempre deram o melhor deles para que nós aprendêssemos os conteúdos. Sempre persistentes e buscando nos ajudar, são eles o motivo do sucesso de nosso curso”, afirma Carmen de Lucca Agra Mendez, aluna do 6º semestre de Letras.
“O conjunto de professores do bacharelado em Letras Tradução Inglês/Português da PUC-SP recebeu com júbilo a notícia de que obtivemos uma excelente classificação no Ranking Universitário da Folha de S. Paulo, para nós uma confirmação do que já havia sido apontado pela nota 5 que obtivemos no MEC em 2023 e pelas 5 estrelas recebidas no Guia do Estadão. A nosso ver, as razões para tanto se devem especialmente ao fato de que o nosso currículo contempla a prática tradutória em uma ampla gama de áreas - literária, técnica, científica, jurídica, médica e audiovisual -, sem deixar de imprimir forte ênfase aos estudos teóricos para sustentação dessas práticas, seja por meio da atuação docente em sala de aula, seja pelo permanente incentivo à pesquisa. Outros pontos fortes do curso que certamente pesaram nas avaliações são a busca de uma atualização no estudo e uso de softwares de tradução e da oferta, ao estudante, de uma formação que promova seu amadurecimento profissional e pessoal, o desenvolvimento de sua criatividade, o aprofundamento do seu espírito crítico e de seu engajamento social” afirma a profa. Ana Luiza Marcondes, coordenadora do curso.
1º lugar entre as universidades privadas do país
“Estudar na PUC-SP foi uma das grandes escolhas da minha vida, a universidade conta com diversos professores renomados e um nível de educação extremamente reconhecido e devidamente está em primeiro lugar no Ranking de Graduação e a frente no mercado de trabalho no curso de ciências contábeis. Eu, como empresário contábil, penso que a universidade me ajudou a compreender melhor as diversas funções que um estudante de ciências contábeis pode desempenhar e acima de tudo ajudar a desenvolver a atividade essencial exercida pelo profissional da contabilidade”, afirma Marcello Bohn Monello, formado em 2020.
"O Curso de Ciência Contábeis da PUC-SP procura sempre aproximar o aluno do mercado de trabalho. Além das aulas, e de nossos professores, buscamos sempre profissionais especializados para palestras nos diversos segmentos da carreira profissional, sempre com o foco em inovação e melhoría contínua. Agradecimentos aos nossos professores, alunos e ex-Alunos, e o pessoal administrativos do departamento”, afirma o prof. Valério Bonelli, coordenador.
1º lugar entre as universidades privadas do país
“Acho que uma das maiores preocupações daqueles que ingressam no ensino superior é a da qualidade do ensino da instituição. Estudar na PUC-SP foi, de longe, um dos meus maiores ganhos em termos pessoais e acadêmicos. Toda a experiência não foi comprometida, inclusive, durante os dois anos de curso feito no ambiente on-line – mesmo que estivéssemos impossibilitados de acessar visitas a museus ou realizar atividades extraclasse, o empenho e a determinação dos professores ao longo de todo o curso foi bravo e instigante em um momento de extrema apreensão. Ainda na pandemia fui monitor de duas matérias e ganhador de uma bolsa de pesquisa pelo Becas Santander sempre com orientação dos professores que se disponibilizavam para atender qualquer dúvida ou necessidade que aparecesse durante o trabalho; a monitoria me ensinou muito sobre a docência no ensino superior, além da elaboração de avaliações de trabalhos e provas. Com o retorno ao presencial, a vivência no campus Monte Alegre e o contato direto com os professores desenvolveram e aprofundaram, ainda mais, a experiência do curso – também fui aceito como bolsista pelo CNPq para realização de uma Iniciação Científica. Acredito que os resultados que obtive como graduando, e minha inserção no ambiente da pesquisa acadêmica, só foram possíveis graças a um ambiente altamente intelectual, mas acima de tudo, humanizado e comprometido com as constantes transformações exigidas pelo fazer histórico”, afirma Jonas Magalhães Lopes, aluno do 8º Semestre do curso de História Licenciatura.
“Ao longo dos seus 71 anos, o Curso de História da PUC-SP passou por diversas transformações, especialmente em suas reformas curriculares. O curso atual incorporou revisões que atendem às diretrizes legais e mantêm a excelência na formação do historiador-pesquisador. A atual matriz curricular, organiza-se por eixos integradores – entre professores, áreas de conhecimento, licenciatura e bacharelado. O envolvimento ativo do Departamento de História e as avaliações contínuas possibilitaram ajustes para aprimorar a formação dos estudantes, preservando a tradição da universidade em formar historiadores de excelência capazes de atuar em ensino, pesquisa, arquivos e museus. A primeira colocação do curso no RUF, entre as universidades privadas, é um indicativo de que estamos seguindo o caminho correto”, afirma o prof. Luiz Antônio Dias, coordenador.
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