PUC-SP abre Vestibular Complementar de Verão para ingresso no 1º semestre de 2026
Processo seletivo requer apenas nota do ENEM, considerando as edições realizadas entre...
Atividade foi organizada pela aluna Laura Palma, que fez Iniciação Científica sobre a Instituição cultural
A Cinemateca Brasileira recebeu, dia 18/4, uma turma de alunos do curso de Comunicação e Multimeios. O grupo foi recebido pela coordenadora de atendimento Elisa Ximenes, que apresentou um panorama histórico da Instituição cultural.
Durante a atividade, os alunos das disciplinas Práticas de Cineclube e Narrativas: Roteiros para Audiovisual tiveram a oportunidade de visitar a biblioteca e os espaços de documentação e restauração, além de conhecer equipamentos de copiagem analógica, visualização de filmes e digitalização.
Os estudantes também puderam ver equipamentos antigos, que integram uma história tecnológica do cinema ainda funcionando, como uma copiadora analógica dos anos 1930.
Após a visita, o grupo assistiu a um episódio do filme HIstória(s) do Cinema de Jean-Luc Godard, parte do Festival de Documentários É Tudo Verdade.
“É muito importante esse tipo de atividade porque além de despertar interesse dos alunos sobre o tema, mostra a importância da Instituição em si e da atividade arquivística realizada dentro do universo do cinema. Também é legal por ampliar as perspectivas de trabalho, em uma área que não é tão conhecida externamente”, afirma Laura Palma, aluna monitora da turma que esteve na Cinemateca Brasileira, acompanhada também da profa. Jane de Almeida.
Não é a primeira vez que elas atuam em conjunto. A docente foi orientadora de Laura na pesquisa de Iniciação Científica que a estudante realizou, sobre “técnicas de digitalização na Cinemateca Brasileira do período de 2002 a 2013”.
A pesquisa durou um ano (segundo semestre/2021 ao primeiro semestre/2022) e teve apoio de bolsa PIBIC-CEPE.
“Sempre tive uma ligação com a instituição, meu pai trabalhou lá e eu ia com certa frequência quando era criança. Conforme aprofundava a pesquisa, ia entendendo a importância da digitalização para a restauração e a difusão do cinema brasileiro, e resolvi dar esse enfoque”, afirma Laura, que está na reta final do curso de Comunicação e Multimeios.
No início deste semestre, a estudante conta que entrou em contato com a profa. Jane para conseguir uma monitoria na disciplina de Práticas de Cineclube. “Achei que poderia contribuir, devido à relação com a minha pesquisa. Quando fui aprovada, nos reunimos e elaboramos o semestre. Como uma das atividades, decidimos por uma visita à Cinemateca, que eu organizei. A Instituição aceitou prontamente e nos recebeu, inclusive nos guiando gentilmente por todo o passeio”, ressalta Laura.




